Há algumas explicações para isso: ansiedade, consumo de álcool ou algumas enfermidades, como refluxo gástrico, apneia do sono e dores crônicas.
"Pode surgir pelos maus hábitos ou como sintoma de várias doenças, entre elas a apnéia, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e a depressão", alerta a neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono, ligado a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Algumas pesquisas indicam ainda que o sono faz com que as experiências vividas durante o dia sejam processadas pelo cérebro. É nesse momento que nosso cérebro realiza importantes conexões, aprimorando, por exemplo, nossa memória. O cérebro grava o que é importante e elimina aquilo que considera desnecessário.
Acordar cansado é um sinal do seu corpo de que o seu sono não foi reparador como deveria. Isso pode acontecer mesmo com pessoas que dormiram a noite toda, as tão recomendadas 7 a 8 horas de sono por dia.
Como dormir bem diminui as chances de desenvolvimento de câncer, diabetes, mal de Alzheimer, problemas cardiovasculares e muitas outras doenças, por fortalecer o sistema imune e endócrino.
O sono é coordenado por um hormônio chamado melatonina. Ela é produzida pela glândula pineal, bem no meio do cérebro, e é a chave do “relógio interno” que nos faz dormir e acordar em ciclos de 24 horas.