Enquanto disciplina científica, a Economia tem por objeto de estudo a sociedade, prestando particular atenção à sua componente económica. Estuda a forma pela qual os recursos são combinados para produzir bens capazes de satisfazer as necessidades existentes. É este o problema básico da Economia. ...
A política econômica de um país se refere às ações governamentais que visam a contribuição para a situação econômica nacional. ... Enfim, o objetivo principal da política econômica é contribuir com a economia nacional. Para isso, as metas a curto e longo prazo são estabelecidas de acordo com o governo vigente.
A vida econômica da sociedade compreende, em primeiro lugar, a produção material de bens destinados a satisfazer as necessidades humanas vitais: alimentar-se, vestir-se, morar, etc. ... Este conjunto de relações dos homens constitui a base econômica da sociedade e recebe, desde Marx, o nome de relações de produção.
Linha de pesquisa dedicada à análise de fenômenos econômicos em geral, a partir da convergência desses com fatores sociais, políticos e culturais.
A Economia é a ciência que analisa a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços. ... Assim, o 'cuidado da casa' é a base da economia e isso aponta para a necessidade de buscarmos modelos econômicos que cuidem da casa do ser humano, a Terra, permitindo que nossa espécie possa se desenvolver de modo sustentável.
Hoje, a economia brasileira é baseada na produção agrícola, o que faz do Brasil um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo. Ainda é líder na produção de açúcar e derivados da cana, celulose e frutas tropicais. ... Mesmo assim é destaque na produção de minério de ferro.
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí “regras da casa (lar).”
A economia de mercado tem como características básicas a propriedade privada dos recursos de produção, livre iniciativa nos negócios. A decisão sobre o que produzir, como produzir, e para quem produzir é tomada pelo mercado. Neste modelo, predomina a concorrência pura sem intervenção do Estado.
Mercados existentes
Tipos de segmentação de marketing
Para segmentar um mercado é necessário escolher um conjunto de consumidores com um perfil parecido. Lógico que é impossível atender à população de uma cidade inteira ou criar produtos direcionados a cada pessoa.
A segmentação deve ser usada como base para direcionar suas ações de maneira personalizada. Por exemplo: se os consumidores no Norte consomem mais do produto A e no Sul o produto B, direcione sua comunicação no Norte para o produto A e no Sul para o produto B.
Como identificar tendências de mercado e vencer os concorrentes? Tempo de leitura: 4 min
O que é demanda?
Quando se fala em demanda a referência é um desejo ou uma necessidade que o consumidor possui. Já as demandas de mercado são as quantidades que os consumidores desejam adquirir de um produto ou serviço.
Tipos de demanda
Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.