O RBAC 120 estabelece a obrigatoriedade da adoção de um subprograma de exames Toxicológicos para Substâncias Psicoativas ou ETSP, com regras para garantir a confiabilidade dos exames, sua correta aplicação e sua aleatoriedade.
(m) Médico revisor: profissional médico devidamente habilitado para referendar um resultado positivo para um ETSP requerido e para desempenhar as funções descritas na seção 120.
Após a coleta de uma pequena amostra de cabelo, no mínimo de 3 cm a partir da raiz, o material é enviado para o laboratório de análise, onde será avaliado se o condutor consumiu uma ou mais substâncias psicoativas que podem resultar em exame toxicológico positivo.
Se a amostra de cabelo for maior, maior será o período que poderá ser analisado. Por isso, para que o resultado do exame toxicológico seja negativo, não há segredo: é preciso que o indivíduo não use drogas no período em que a amostra será submetida à análise.
15 dias
Uma amostra de três centímetros de cabelo consegue detectar drogas consumidas nos últimos três meses (90 dias). Quando essa análise é feita com pelos do corpo ou, até mesmo, raspas da unha, detecta drogas consumidas nos últimos seis meses (180 dias).
2 – Como o exame toxicológico é feito? Quando um paciente usa drogas, 6 dias após a ingestão, a substância é absorvida e fica armazenada na queratina presente nos fios de cabelo e pelos do corpo.
No caso dos cabelos, eles são cortados rente à raiz, com tesoura, próximo à nuca, e precisam ter por volta de 4 centímetros. Já os pelos corporais são coletados com uma lâmina de barbear. Se o doador for calvo, os pelos de outras regiões ou raspas de unha podem ser colhidos para o procedimento.
Faça atividade física. Movimentar o corpo também contribui para a eliminação das toxinas (por meio do suor, por exemplo), para a circulação do sangue e para a limpeza do organismo. E mais: os exercícios ajudam a direcionar a energia para algo que não seja o consumo de drogas — e isso também é muito válido.
Outra orientação encontrada para burlar exame toxicológico é o fato de utilizar shampoos de limpeza profunda, visando eliminar a presença de tóxicos nos fios.
Caso o exame toxicológico indique positivo, o motorista fica impedido de obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E. Nessa situação, o procedimento é aguardar o prazo de 90 dias (3 meses), para realizar um novo teste.
Como comentamos acima, o exame toxicológico tem como objetivo identificar o uso de substâncias ilícitas em um período de 90 à 180 dias, dependendo do tipo de coleta (cabelo ou pelos). Dessa maneira, as drogas pesquisadas que reprovam no exame toxicológico são: Cocaína , Crack. Maconha, Anfetamina e suas derivações.
Quais drogas que reprovam no exame toxicológico?
A realização de exames toxicológicos, aqueles que identificam a presença de drogas no organismo, é uma das situações que levantam dúvidas. Mas a regra é clara: o empregador não pode solicitar esse tipo de exame na contratação, na demissão ou no decorrer do contrato de trabalho.
A avaliação, que exige cuidado dos contratantes, só pode ser solicitada em casos específicos, como motoristas de ônibus e de transportadoras, operadores de máquinas, de empilhadeiras e outros trabalhos que exigem extrema atenção e controle.
Os exames toxicológicos, que têm a capacidade de detectar a presença de drogas no organismo humano, são considerados discriminatórios pela legislação brasileira e só podem ser solicitados para trabalhadores ou candidatos a vagas para motoristas ou para profissões de risco.
O exame toxicológico para detecção de substâncias psicoativas deve ser realizado para obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores das categorias C, D e E. Para esses condutores, com idade inferior a 70 anos, o exame deverá ser feito com periodicidade de 2 anos e 6 meses.
Desde que a Lei entrou em vigor, os motoristas profissionais de categoria C, D e E precisam realizar o exame toxicológico de larga janela de detecção para emissão ou renovação de suas CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Nesta lista, entram os motoristas rodoviários de carga ou pessoas.
O teste toxicológico também é obrigatório na admissão e desligamento de motoristas das categorias C, D e E contratados no regime CLT. O procedimento da coleta é simples, indolor e sem a necessidade de qualquer preparo.
O exame toxicológico de larga janela de detecção está previsto pela lei Lei 13.
O exame deverá ser feito em uma clínica credenciada pelo DENATRAN, até 90 dias antes da renovação da habilitação. Em caso de exames toxicológicos para contratação, a decisão é tomada pelo RH da empresa.
O remédio controlado no exame toxicológico Deve-se ressaltar que tanto substâncias de uso legal, como a morfina, quanto as ilícitas, como a cocaína, são detectadas. No entanto, caso o motorista utilize as substâncias legais, deve apresentar um laudo médico que comprove a sua necessidade.
O rebite é uma droga derivada da anfetamina, que oferece uma falsa sensação de excitação e bem-estar e dura de 4 a 12 horas no corpo. Geralmente, ela substitui a cocaína, já que sua atuação no organismo altera neurotransmissores e mantém o indivíduo em estado de alerta.
Conheça também as Drogas Não Pesquisadas no Exame Toxicológico....Dessa forma, as drogas analisadas são;
A urina funciona melhor, propiciando uma janela de detecção que vai de um a três dias para drogas hidrosolúveis (todas menos a maconha) até aproximadamente dez dias, no caso de consumo intenso de drogas liposolúveis (maconha).