O objetivo proposto na elaboração da ALCA era eliminar de forma progressiva as barreiras ao comércio e aos investimentos dentro das Américas. Basicamente, na condição ideal de existência desse bloco econômico, iriam circular livremente mercadorias, capitais e serviços.
substantivo feminino O que serve para erguer ou segurar alguma coisa; asa, argola, puxadeira, aselha: a alça de um cesto. Tira de pano, couro etc., que se passa pelos ombros para segurar uma peça de roupa: alça de vestido, de bolsa. ... [Náutica] Estropo que abraça uma das peças do poleame: alça do moitão.
O projeto da ALCA foi recusado pela maioria dos governos latino-americanos desde novembro de 2005, pois continha apenas 2 níveis de integração,os quais favoreceriam os países ricos como os EUA quando foi realizada a Quarta Cúpula das Américas em Mar del Plata e foi praticamente abandonada.
Porém o maior motivo da queda da Alca foi o fato das disparidades econômicas dos países-membros. A concorrência seria desigual, o que tornaria o maior interessado, os EUA, em um grande exportador, colocando as demais nações em situação muito inferior.
Muitos estudiosos afirmam que esse suposto bloco econômico é viável para os países ricos, como Canadá e Estados Unidos. Na realidade, a disparidade socioeconômica entre essas duas importantes nações e o restante dos países da América dificulta a efetivação da ALCA.
História da ALCA Cuba, entretanto, apesar de fazer parte do continente, não seria inclusa nesse projeto em decorrência do bloqueio econômico que sofre por parte dos Estados Unidos. Esse projeto encontra-se estagnado desde o ano de 2005, que foi quando aconteceu a última reunião, denominada Cúpula das Américas.
A ALCA foi criada para ser a maior zona de livre comércio do mundo ,com acordos comerciais que atingiriam todos os aspectos da vida dos cidadãos das Américas. A ALCA foi lançada pelos lideres de 34 países das Américas do Norte , Central e do Sul e do Caribe .
Para os Estados Unidos, a formação da ALCA é importante, porquanto um crescimento em torno de 4% do Produto Interno Bruto da América Latina poderia significar um aumento de cerca de 10% nas exportações americanas.
Com a Alca, o mercado brasileiro ficaria aberto, por acordo internacional, para as demais economias integrantes da área. Esse acordo teria como um dos seus signatários a maior potência do mundo em termos econômicos, políticos e militares.
Quais são os blocos econômicos pertencentes ao continente americano? NAFTA (North American Free Trade Agreement): Estados Unidos, México, Canadá. MERCOSUL (Mercado Comum do Sul): Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e atualmente Venezuela.
MERCOSUL – Mercado Comum do Sul. NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte. APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico. CEI – Comunidade dos Estados Independentes.
Quais países fazem parte da Mercosul? Os países membros do Mercosul atualmente são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela entrou para o bloco em 2012, mas está suspensa desde 2017.
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico sul-americano criado em 1991. São membros fundadores do bloco Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Mercosul
São criados com o objetivo de tornar os países membros de um fortes, é aquela ideia de que a união faz a força. O Brasil participa do Mercosul que é a sigla para o Mercado Comum do Sul.
Os blocos econômicos são associações criadas entre os países para que eles estabeleçam relações entre si. Eles surgiram do reflexo da constante competição de economias mundiais. ... Na atual economia mundial, a tendência é a formação de blocos econômicos, criados para facilitar o comércio entre os países membros.
O primeiro bloco econômico foi criado em 1944 pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo, que queriam se fortalecer após ficarem fragilizados pela guerra; No final da Guerra Fria surgiu o 'boom' de novos blocos econômicos; Alguns blocos econômicos mais conhecidos: União Europeia, NAFTA, Mercosul, APEC, ASEAN.