Iluminura é o nome que se dá às imagens que ilustram as páginas dos livros na Idade Média. Era comum que os reis ou nobres muito ricos fizessem encomendas desses livros, caríssimos, no local onde eram produzidos: os Scriptoriums.
Na Idade Média a cola e o colorante eram essenciais para a fabricação das tintas. A cola era o ligante, isto é, servia para fixar a cor. O colorante era obtido de um mineral, integrando um composto inorgânico, ou era extraído de algumas plantas e de insetos parasitas.
As tintas eram feitas de restos de carvão, pigmentos de planta e da terra, que eram misturados ao sangue de animal. Como pincel os homens das cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos.
As tintas eram feitas através do que encontravam na Natureza. As pedras mais moles, feitas de terra ou areia, o polén das flores, as folhas das ávores, os troncos de madeira queimados das fogueiras, …, eram desfeitas entre pedras mais duras e eram transformadas em pó.
A tinta aderia às superfícies de maneira uniforme e não escorria. Os pigmentos (ou cores) eram feitos a partir de varias coisas como pedras moídas, pedras precisas e plantas. Os artistas moíam essas coisas até virarem um pó fino e depois misturavam esse pó com líquidos como óleo ou água para fazer tinta.
As primeiras tintas foram criadas pelos povos da pré-história. Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante”, para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável.
As tintas utilizadas nessas pinturas eram extraídas na natureza: Preto (kem): associado à noite e à morte, a cor preta era obtida do carvão de madeira ou de pirolusite (óxido de manganésio do deserto do Sinai). Branco (hedj): extraído do cal ou gesso, o branco simbolizava a pureza e da verdade.
As pinturas eram feitas a partir de diferentes materiais, como terra, argila, sangue de animais e pigmentos obtidos de plantas, minerais e carvão vegetal. As cores predominantes eram preto, vermelho, laranja, amarelo e marrom. Eram utilizados os dedos ou pincéis feitos com pelos de bichos.
A pintura surgiu na pré-história, quando os povos nômades faziam uso de pinturas nas paredes rochosas. Eles faziam desenhos com carvão deixando marcas nas cavernas por onde passavam.
As pinturas da caverna de Altamira, na Espanha, foram as primeiras a serem apresentadas ao mundo oficialmente cerca de 150 anos atrás.
1893
As mais antigas manifestações de pinturas rupestres no Brasil encontram-se na serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13000 a.C. Em Pedra Pintada, na Paraíba, foram encontradas pinturas com cerca de 11 mil anos de idade e, em Minas Gerais, chamam atenção os registros de arte rupestre localizados em várias ...
Leonardo da Vinci
Em 1480 pintou a tela Virgem do cravo, considerada sua primeira obra individual. Entre 1482 e 1499 viveu em Milão, onde era protegido de Ludovico Aforzo, duque de Milão, para quem pintou o afresco “A Última Ceia” para o Mosteiro de Santa Maria delle Grazie.
La Gioconda
Da Vinci é considerado o maior dos renascentistas tanto por sua perícia técnica quanto pela influência de suas obras artísticas, de modo que o modo como enxergamos Da Vinci hoje não necessariamente reflete como ele era visto pelos seus contemporâneos.
pron.; Vinci, 15 de abril de 1452 – Cloux, 2 de maio de 1519), um dos principais artistas do Alto Renascimento. Existem 2390 obras de arte significativas que são creditadas, tanto inteira como parcialmente, a Leonardo pela maioria dos historiadores da arte.
Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um pintor italiano. "Mona Lisa" foi uma das obras que o notabilizou como um dos maiores nomes da Renascença. ... O primeiro trabalho importante de Da Vinci foi uma parte da tela “O Batismo de Cristo”, de Verrocchio, quando pintou os anjos e a paisagem à esquerda do quadro.
Leonardo da Vinci é lembrado por ser um dos maiores gênios da história da humanidade. As suas contribuições ultrapassaram o ramo das artes e suas obras, como A Última Ceia e Mona Lisa, são algumas das pinturas mais famosas e reproduzidas de todos os tempos.
Leonardo era, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas à Criação de Adão, de Michelangelo.
Leonardo da Vinci (1452-1519) foi pintor italiano. "Mona Lisa" foi uma das obras que o notabilizou. Foi também escultor, arquiteto, matemático, urbanista, físico, astrônomo, engenheiro, químico, naturalista, geólogo, cartógrafo, estrategista e inventor italiano. Um dos maiores nomes do Renascimento.
Da Vinci dissecou cadáveres, projetou armas, pontes e cidades e pintou obras como a "Mona Lisa" e "A última ceia", que continuam sendo objeto de admiração, estudo e debate.
Leonardo da Vinci foi um dos mais importantes artistas renascentistas, além de pintor era conhecido também por suas habilidades no campo das ciências, anatomia e escultura. Sua importância está diretamente relacionado ao estilo imposto a suas obras e a ser um dos principais nomes do movimento.
O foco do texto, é falar sobre a nova exposição que ocorrerá no Museu da Imagem e do Som e divulgar que a nova exposição será uma homenagem ao artista Leonardo da Vinci. O texto traz detalhes das obras que irão compor a exposição e também informa o leitor, os dias e horários de funcionamento da exposição.
Château Du Clos Lucé, Amboise, França