Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Qualidade do que revela sabedoria e prudência, do que é sapiente. 2 Conhecimento profundo das coisas intelectuais; erudição, sabedoria.
Relativo à sabedoria. Denomina-se, assim, os livros das sagradas Escrituras, cujo objetivo é transmitir, aos fiéis, o saber necessário para o nosso cotidiano. Provérbios e Eclesiastes, por exemplo, são conhecidos como sapenciais.
Religiões sapienciais. Definição: Por “religiões sapienciais”, sem discutir o termo, designamos aquelas que se baseiam na sabedoria humana e na experiência da vida. ... Às vezes, nessas religiões, é difícil discernir o que é religião e o que é filosofia ou sabedoria.
Os Livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento são: Jó ou Job (em Portugal), Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Ben Sirac ou Eclesiástico. Foram escritos, em sua maioria, em linguagem poética, fazendo uso de metáforas, e têm um caráter de ensinamento para alcançar a sabedoria.
Os 5 primeiros livros do Antigo Testamento (que no judaísmo se chamam Torá e no catolicismo Pentateuco) teriam sido escritos pelo profeta Moisés por volta de 1200 a.C. Os Salmos seriam obra do rei Davi, o autor de Juízes seria o profeta Samuel, e assim por diante.
Antigo Testamento 50 Livros.
Os Manuscritos do Mar Morto são de longe a versão mais antiga do texto bíblico, datando de mil anos antes do que o texto original da Bíblia Hebraica, usado pelos judeus atualmente. Atualmente, estão guardados no Santuário do Livro do Museu de Israel, em Jerusalém.
Os Manuscritos do Mar Morto foram encontrados pela primeira vez por um grupo de pastores de cabras em 1947.
Considerada "histórica" pelos pesquisadores, a descoberta é resultado de uma escavação israelense de anos no deserto da Judeia, além de ser a primeira dessa natureza desde a década de 1960, quando vestígios semelhantes e 40 esqueletos foram encontrados no local conhecido como Caverna do Horror.
Uma das versões mais conhecidas diz que rei Ptolomeu II Filadelfo fez o pedido ao sumo sacerdote de Jerusalém, que lhe enviou cerca de 72 anciões de tribos de Israel para fazerem a tradução do hebraico e aramaico para o grego.