As minhocas são seres hermafroditas simultâneos, pois cada indivíduo tem testículos e ovários ao mesmo tempo, no entanto, o animal não se reproduz sozinho, dependendo sempre da união com outro para a troca de espermatozoides, o que é chamado de fecundação cruzada.
12 anos
As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas.
A quantidade ideal de minhocas é dois litros por metro quadrado. Portanto, para este canteiro, 20 litros são suficientes. Com essa quantidade, o rendimento mensal de húmus pode chegar a uma tonelada.
>>> INÍCIO Para cada metro cúbico de canteiro, utiliza-se, pelo menos, meio litro de minhocas, volume que corresponde a cerca de 1.
Além de fabricar o poderoso adubo, as minhocas também podem ser utilizadas para a alimentação animal e como isca para a pesca. Acredita-se que no mundo existam mais de 8 mil espécies diferentes de minhocas.
As minhocas gostam de solo úmido, então aconselhamos que controle a irrigação na medida certa, sem prejudicar a vida natural da grama. Com o solo mais seco, consequentemente, a população vai diminuir. Outra dica é a remoção da poda, as aparas. As minhocas se alimentam de matéria orgânica em decomposição.
O húmus de minhoca é um adubo natural de baixo custo resultante da decomposição de matéria orgânica digerida por esse anelídeo. ... Já o húmus de minhoca é um tipo de adubo produzido por minhocas a partir de restos de matéria orgânica (animais e vegetais). É a excreção desse animal.
Como utilizar o húmus de minhocas No caso do húmus puro, revolva um pouco da terra do vaso, coloque o adubo, cubra-o com a terra e regue. A dosagem recomendada é de 2 colheres de sopa para os vasos pequenos, 4 para os médios e 8 para os grandes.
O húmus de minhoca é um adubo orgânico formado a partir da transformação biológica de resíduos orgânicos. Quando aduba-se o solo com húmus, a terra fica mais porosa e mantém-se a água à disposição das plantas por mais tempo. O húmus é rico em matéria orgânica.
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.