Podemos definir o comprometimento organizacional como a relação de um sujeito com uma organização que passa por uma identificação e um desejo do sujeito de se manter vinculado a ela.
Alguns pontos são essenciais para comprometer a equipe:
A capacidade de lidar com conflitos, discutir ideias e apresentar uma diversidade de opiniões e pontos de vista sobre determinado assunto pertinente ao trabalho. Uma pessoa que sabe trabalhar em equipe aprender a lidar com as diferenças, sabe ter paciência e aprende a ajudar os demais.
Receber algum tipo de reconhecimento ou recompensa por fazer um bom trabalho pode ser um dos principais fatores de motivação....Respeite e seja grato
Uma comunicação excelente é o que todo líder deve buscar, pois, além de evitar ruídos que podem desencadear erros, ela é a chave para criar mais facilitadores na equipe. Por meio dessa ferramenta poderosa, que é a comunicação, é possível transmitir tudo, até mesmo motivação.
Liderança liberal Devido à postura sem comprometimento e responsabilidade, o grupo com o qual trabalha passa a enxergar o ambiente de trabalho como um espaço de extrema liberdade. Pela falta de orientação, perde-se tempo e não há produtividade, tendo em vista que cada membro da equipe faz o que acredita ser melhor.
A liderança pode ser definida pela capacidade de gerir e influenciar um grupo de pessoas. Para isso, o líder deve ter habilidades e qualidades para motivar os seus colaboradores e fazê-los se engajar nos objetivos daquela organização.
A liderança autocrática é um tipo de liderança que se caracteriza pelo controle de um indivíduo, o líder, sobre todas as decisões e por poucas consultas às opiniões dos membros da equipe. ... A liderança autocrática envolve controle absoluto e autoritarismo sobre um grupo.