A doença renal crônica, como também é conhecida, é a perda lenta e gradual da atividade dos rins. A insuficiência renal crônica geralmente não é revertida, mas pode manter-se estável caso seja acompanhada pelo especialista.
Confira algumas dicas de como fazer uma limpeza natural dos rins.
Um bom remédio caseiro para dor nos rins é o chá de boldo com camomila e alecrim, pois possui propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a dor.
A hemodiálise é um método de substituição dos rins, realizada através de uma máquina que filtra o sangue, eliminando toxinas, substâncias em excesso e líquidos acumulados no paciente com doença renal.
De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.
Para manter uma boa função renal, é preciso ter uma dieta equilibrada, evitar excessos de sal, sobrecargas de proteínas, sobrepeso e obesidade, manter um bom controle dos níveis de glicemia e a pressão arterial controlada, não fazer uso de medicações que são tóxicas aos rins (como anti-inflamatórios), ingerir água em ...
Hábitos saudáveis são muito importantes para evitar a formação das “pedras nos rins” e até mesmo prevenir sua reincidência. Ingerir cerca de 2 litros de água por dia. Reduzir consumo de alimentos industrializados, como refrigerantes. Evitar consumo excessivo de carne vermelha.
Em cálculos pequenos (até 6 mm) localizados no ureter próximo a bexiga, pode-se tentar o tratamento com a Tamsulosina. É um medicamento que causa relaxamento da musculatura do canal urinário, facilitando a passagem da pedra em direção a bexiga, sem necessidade de cirurgia.
A cirurgia para pedra nos rins é utilizada apenas quando os cálculos renais têm mais de 6 mm ou quando a ingestão de medicamentos não é suficiente para os eliminar na urina.
Cálculo renal, conhecido popularmente como pedra nos rins, é um quadro agudo que se instala mais nos homens do que nas mulheres e provoca dor inesquecível. Os livros antigos de Medicina diziam que é a dor mais próxima da do parto que os homens podiam sentir. Na verdade, cálculo renal é uma nomenclatura imprecisa.
O que é Cálculo renal? O cálculo renal, conhecido popularmente como pedra no rim, é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário.
O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor. “Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves.