A lã de rocha é excelente para isolamento térmico e acústico, e ainda é incombustível, não causa dano e é duradouro. A lã de rocha pode ser aplicada sob coberturas, sobre forros vazados, sobre forros falsos, entre telhas metálicas, entre alvenarias e entre divisórias.
Para as paredes, uma das soluções mais simples para ajudar a reduzir o ruído, mas sem solucioná-lo por completo, é a escolha cortinas de tecido grosso para as janelas. Normalmente, o revestimento acústico para parede é instalado durante a construção, pois ele fica por entro da parede.
Isolamento acústico com cortiça Se a parede for relativamente fina e o ruído for muito incômodo, a solução é uma construção leve constituída por uma placa cortiça de 30-40 mm, uma camada de ar ou lã acústica e depois o fechamento do todo com uma placa OSB ou placa de gesso.
Conheça cada um dos materiais utilizados para isolamentos acústicos:
Para fazer um isolamento acústico, sempre é preciso criar um “sanduíche” com dois elementos duros, como placas de Drywall ou cimentícias e, entre elas, uma lã. A opção mais eficiente e ecologicamente correta é a Lã de Pet, como o ISOSOFT da Trisoft.
Uma outra alternativa interessante para quem precisa isolar o piso, mas não tem dinheiro para investir ou conhecimento para aplicar o isolamento acústico da maneira correta no ambiente, é optar pelo uso de carpetes ou tapetes grossos, que ajudam a segurar o ruído que é transmitido para o ambiente logo abaixo.
Soluções práticas para abafar o barulho dos vizinhos e da rua
Pisos Flutuantes Lajes muito espessas, costumam ser onerosas se tornando inviáveis economicamente e até estruturalmente. Por isso podemos lançar mão de outros artifícios que gerem o isolamento acústico desejado. Basicamente, o método implica em colocar uma base elástica sob um contrapiso para amortecer os impactos.
O que é isolamento acústico. Essa barreira criada é feita através de materiais pesados, ou seja, que possuem muita massa. Para provar essa teoria é bem simples, coloque uma chapa de isopor e uma de madeira lado a lado e emita qualquer som através de uma fonte sonora de um lado, enquanto você tenta escutar do outro.
Pressione a espuma contra o pedaço de papelão com o lado adesivo para baixo. Ao colar o papelão no verso da espuma, as fitas adesivas vão grudar com mais facilidade. Pressione e segure a espuma contra o papelão por 30 segundos. Use papelão para poder reutilizar a espuma acústica e proteger a sua parede.
O profissional explica que, para amenizar sons produzidos pelo vizinho de cima, o morador pode utilizar um forro com manta acústica (lã de rocha ou lã de vidro) no entreforro (entre o teto e o forro criado). Deve-se ter cuidado com as pontes acústicas, tais como as luminárias, estarão inseridas.
piso vinílico
Para isolar este tipo de ruído, o mais recomendado pela ProAcústica é a instalação de um forro sob a laje superior (teto do apartamento). Os mais habituais são os sistemas de painéis rígidos sobre perfis, como o drywall.
O isolamento acústico no teto do apartamento pode ser feito através de algumas opções de material existentes no mercado. Uma nova tecnologia está sendo aplicada nas paredes para minimizar a entrada de sons exteriores e também tem sido utilizada como isolamento acústico no teto do apartamento.
Dicas importantes para acabar com o barulho no seu banheiro
Quando você usa caixa de ovos, é o mesmo que pintar essa parede de branco; você reduz a quantidade de ondas que refletem, mas não impede que elas continuem batendo na parede e voltando. Como resultado, você tem menos ecos, menos reverberações, mas o som está longe de ser seco.
Os pisos de madeira natural pelo fato de serem colados ao contrapiso não apresentam os ruídos opacos naturais dos pisos laminados (instalados de forma flutuante). Assim sendo são os que menos fazem ruídos ao caminhar.
Como acabar com o barulho dos pisos de madeira