Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (1828 – 1897).
Resposta. Porque, em canudos eles criavam suas próprias leis,e não se sujeitavam às ordens da república,o que gerou uma grande irritação por parte da velhas oligarquias.
Resposta. Foi porque com o tempo ele criou uma sociedade onde era igualitária e onde o povo prosperava, e isso afetava os coronéis e o governo, tanto por isso, tanto porque não pagavam impostos e também pelo fato do medo de sua vila tornar um grande poder econômico e militar.
Era organizada em um sistema que se assemelhava muito aos princípios do socialismo, onde cada pessoa possuía seu papel na sociedade visando uma ajuda mutua para fortalecimento da mesma.
Após a Proclamação da República em 1889, Antônio Conselheiro posicionou-se contra a separação do Estado e da Igreja e também contra o casamento civil, isso fez que com sua imagem fosse propagandeada como um “restaurador da monarquia”, um inimigo da República.
A comunidade de Canudos estava organizada de forma próxima ao comunismo primitivo, com propriedade coletiva da terra e estabelecimento de leis e práticas que não eram reguladas pelo poder central, tendo como grande autoridade a figura de Antônio Conselheiro.
Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. ... Na época, a população miserável da região agregou-se em torno do beato Conselheiro, que havia passado anos pelo sertão pregando uma mistura de doutrina cristã e religiosidade popular.
Resposta: Canudos tinha uma população de 15 a 30 mil habitantes, historiadores não sabem o certo. Eles viviam da subsistência(Essencial a vida ao seu sustento)Criações de gado, Mandioca e macaxeira. Os habitantes do Arraial de Canudos eram sertanejos pobres que fugiam aos desmandos dos coronéis e ao desemprego.
Resposta. as pessoas viviam em um sitio, onde tirava seu sustento da terra (alimentos), eles n pagavam emposto , e a cada dia vinham mais pessoas a procura de moradia em canudos. Mas por eles n pagar empostos sofreram varios ataques ao longo do tempo.
Resposta: Cultivaram milho, feijão, batata e criavam cavalos e bodes , cujo couro era usado para fazer vestimentas, calçados, chapéus e para comerciar com as vilas e cidades da região.
As pessoas se fixaram em Canudos pois o arraial oferecia oportunidades econômicas (de cultivar e colher o fruto do seu próprio trabalho, em terras que não eram de latifundiários) que não existiam no restante da região.
O sertanejo é uma figura típica do Nordeste brasileiro, resultante do contato entre a população branca e os indígenas, que deu origem a uma população mestiça. ... Ao se estabelecerem no interior, os donos dos currais, deixavam o gado solto e não respeitavam os direitos dos indígenas que ali viviam.
É uma terra pouco habitada, marcada pela seca e pela caatinga, com períodos de chuva concentrados em três meses do ano, quando a vegetação floresce. Para armazenar essa água são comuns as cisternas e os açudes. Nesse cenário pouco amigável, o sertanejo vive de maneira austera.
Sua população é, sobretudo, rural, pobre, muitas vezes analfabeta e marcada pela mobilidade — no passado, em função dos ciclos de produção do pau-brasil, açúcar, ouro, café; no presente, pela falta de uma política agrária que fixe o homem à terra.
O sertanejo é uma figura típica do Nordeste brasileiro, resultante do contacto entre a população branca e os indígenas, que deu origem a uma população mestiça, a dos sertanejos. O vaqueiro nordestino, baiano, piauense ou cearense encarna o sertão.
O Sertanejo Universitário é um estilo musical brasileiro, vertente da música sertaneja. Suas origens encontram-se na capital do estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, com a dupla Os Filhos de Campo Grande, que passaram a cantar suas canções num compasso mais rápido e com uma maior valorização dos sons acústico.
As populações que habitam o bioma são também conhecidas como caatingueiros: são sertanejos, vaqueiros, agricultores, populações indígenas e quilombolas, sendo berço de comunidades tradicionais como os índios Tumbalala, os Pankararu, e dos quilombolas de Conceição das Crioulas.
Sertanejo de raiz, sertanejo caipira, moda de viola, modão. Todos esses são termos usados para designar as músicas caipira e sertaneja, vertentes nascidas do mesmo estilo, mas que vivem um embate antigo por conta das evoluções, mudanças e interferências do ritmo. Durante muito tempo, o termo valia para ambos.
Foi em 1929 que surgiu a primeira música sertaneja como se conhece hoje. Ela nasceu a partir de gravações feitas pelo jornalista e escritor Cornélio Pires de "causos" e fragmentos de cantos tradicionais rurais do interior paulista, sul e triângulo mineiros, sudeste goiano e mato grossense.
A música sertaneja tem sua origem nas modas de viola, quando as pessoas se reuniam em roda para contar histórias – os chamados “causos” – comer e beber. ... Com o passar o tempo, o modelo de música sertaneja encontrada no oeste paulista, norte do Paraná, Minas Gerais, Goiás foi se cristalizando.
Resposta. O sertanejo raiz nasceu nas áreas rurais do país. Já o sertanejo universitário, como o próprio nome indica, tem a ver com a ingressão de jovens na universidade.
Resposta. O subgênero musical " Sertanejo" é totalmente brasileiro. Na verdade o sertanejo é uma variação ou uma "urbanização", se é que assim podemos dizer. Forró é uma dança popular de origem nordestina está dança é acompanhada de música que possui o nome da dança.
A Música Popular Brasileira, conhecida como MPB, surgiu durante a Ditadura Militar no Brasil, na década de 60, e como uma nova opção de estilo musical, logo após a Bossa Nova. A MPB reflete a reunião de ritmos e movimentos musicais já presentes no país, trazendo um novo conceito de “música nacional”.