Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).
Em um baralho há quatro naipes: ouros, espadas, copas e paus. ... As cartas dentro de cada naipe seguem um círculo fechado e contínuo, ou seja, depois do A (ás, carta de valor mais baixo) vêm 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J (valete), Q (dama), K (rei), e a contagem recomeça do A (ás).
Elas obedecem a seguinte seqüência: da maior para a menor: 3 2 A K J Q 7 6 5 4 (de todos os naipes); a carta 4 é a mais fraca e a 3 é a mais forte, não importando o naipe. Ex: a carta 7 de copas tem a mesma força da sete de paus ou outro naipe (caso o 7 não seja a manilha).
MANILHAS - São as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros. PARTIDA - Vence a partida a dupla que atingir 12 pontos. Os pontos são conquistados em cada turno (de 3 rodadas cada).
DO CORTE E DISTRIBUIÇÃO DO BARALHO As cartas "queimadas" deverão ser mostradas a todos. Só quem poderá queimar é quem "corta" o baralho. As cartas poderão ser "queimadas" no momento dos "cortes" ou quando o embaralhador estiver distribuindo as cartas.
Manilha são as cartas mais fortes do jogo e possuem algumas características. A ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco, são: Paus, Copas, Espadas e Ouros. No Truco paulista utiliza-se a regra de “manilha móvel”, sendo todas as cartas do valor seguinte ao valor revelado no tombo, as manilhas da rodada.
Só aqui no Brasil, temos pelo menos três formas de jogar: O Truco Paulista, o Truco Mineiro e o Truco Gaudério....Truco Mineiro
Truco é um popular jogo de cartas praticado em diversos locais da América do Sul e algumas regiões da Espanha e Itália. É um jogo de vazas jogado com o baralho espanhol, por dois, quatro ou seis jogadores, divididos em dois lados opostos.
Sinais básicos de todo jogador de truco:
Afinal preparamos 10 dicas para jogar truco que irão te ajudar a vencer seus adversários.
As cartas são dadas de 3 em 3. O mão da rodada também pode queimar e atravessar carta. (entregar as suas para o parceiro e receber as próximas). A rodada normal vale 2 pontos, se houver truco passa a valer 4, se alguém pedir “Seis” (vulgo meio pau, meia vara, meia arroba, meio saco) passa a valer 8.
Tente o seguinte, basta ser ator: Na posse de casal maior, perca o primeiro turno de propósito. Depois , com a maior cara de pau, ganhe a segunda com seu zap (ou de seu parceiro) e reclame que "teve que gastar". Na sequência, esconda sua terceira carta e espere pelo truco dos adversários pra mandar seis na zureba.
O blefe ou facão é a arte de trucar o adversário sem ter carta suficiente para vencer aquela carteada Aqui prevalece a malícia e encenação teatral para convencer o adversário de que, quem está trucando, dispõe de carta suficiente para vencer aquele jogo, mesmo sem tê-las.
Aquela que é sempre enganada.
O Pé – Competidor que termina a rodada, ou aquele que distribuiu as cartas. Subir – Se o jogador que “cortou” o baralho pedir para “subir”, o embaralhador deverá fazer a distribuição pegando as cartas de baixo para cima.
[Informal] Deixar-se iludir; ser enganado. [Informal] O mesmo que cair como um pato.