Esquema padrão: 2 e 4 meses de idade. VRH5 – Para crianças a partir de 6 semanas de idade: três doses, com intervalo mínimo de quatro semanas. Esquema padrão: 2, 4 e 6 meses de idade. Sobre ambas as vacinas – A idade máxima para começar a vacinação é 3 meses e 15 dias.
Esta é uma vacina constituída por vírus vivos atenuados, que protege contra as gastroenterites causadas pelo rotavírus. Sua aplicação é via oral, em duas doses. A vacina é indicada para prevenção de gastroenterites graves por esse tipo de vírus, mas não protege contra diarreia causada por outros agentes.
Os sintomas do rotavírus começam com febre e vômito, seguidos de diarreia aquosa, que normalmente dura de cinco a sete dias. Caso os líquidos perdidos não sejam repostos, com frequência ocorre a desidratação.
Calendário básico de vacinação (crianças) - 2012
Modo de aplicação: Picada no músculo lateral da coxa (intramuscular). Pólio (3ª dose): A Sociedade Brasileira de Pediatria também recomenda a vacina oral (gotinha) aos 6 meses, desde que as duas primeiras doses tenham sido tomadas na versão da pólio inativada (VIP), que já é a padrão no sistema público também.
Pneumocócica conjugada (2, 4, 6 e 12 meses): dor, edema, vermelhidão, nódulo no local da injeção e irritabilidade são muito comuns com esta vacina. Também podem ocorrer, menos frequentemente, perda de apetite, sonolência e febre. Não há motivos para grandes preocupações: essas manifestações são leves e transitórias.