Na psicologia freudiana, eros, que não deve ser confundido com libido, não é exclusivamente o desejo sexual, mas nossa força vital, a vontade de viver. ... Mas na teoria psicanalítica posterior, eros é oposto ao instinto destrutivo de morte de Thanatos (instinto de morte ou pulsão de morte).
O Eros vulgar não passa de mera atração material em direção a um corpo bonito para prazer e reprodução físicos. O Eros Divino começa a jornada da atração física, isto é, a atração para a forma ou corpo bonito, mas transcende gradualmente o amor pela Beleza Suprema.
A palavra filosofia, vem do grego e é uma composição de duas palavras: philos, que significa amizade ou amor e sophia que quer dizer sabedoria. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.
Os tipos mais conhecidos de amor humano são Ágape, afinidade de ideais espirituais, Eros, atração física e desejo e Philos, afinidade mental e cultural. ... Um ser humano evoluído, iluminado pela consciência e sabedoria tem os três os amores em equilíbrio e desfrutam de forma saudável os prazeres das inter-relações.
Sua principal característica é a aspiração e desejo permanentes. Mesmo quando parece ceder, o eros continua sendo um "desejo de possuir", mas, no entanto, é diferente de um amor puramente sensual por ser o amor que tende para o sublime.
Ágape significa amor, é uma palavra de origem grega. Ágape pode ser o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega. ... Nos Mandamentos, o termo aparece no começo de cada sentença.: Amar (ágape) a Deus sobre todas as coisas.
Índice
Existem várias formas de amar: amor de pai e mãe, amor de irmão, amor de amigo e com tempo o amor próprio. Cada qual possui acima de tudo uma maneira de expressão. Felizes são aqueles que amam, porque o amor é o sentimento mais nobre e mais engrandecedor da humanidade.