Com a homologação da BNCC no fim de 2018, as escolas e redes terão o ano seguinte para compor seus currículos, ou seja, 2019. As provas continuarão em dois dias. No primeiro, serão cobradas as competências e habilidades das quatro áreas gerais da BNCC (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).
Vocês analisaram as três versões da BNCC (2015, 2016 e 2017). Como aparecem nestes documentos pontos relacionados à Educação Infantil como alfabetização, leitura e produção de textos?
A função da Base é especificar aquilo as habilidades que se espera que os alunos aprendam ano a ano. A BNCC foi elaborada à luz do que diz das DCN e, portanto, um documento não exclui o outro. “Fazendo uma analogia, as DCNs dão a estrutura, e a Base recheia essa forma, com o que é essencial de ser ensinado.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE BNCC E CURRÍCULO? A BNCC é uma referência obrigatória mas não é o currículo. A Base estabelece os objetivos que se espera alcançar e o currículo define como alcançar os objetivos. ... Inicialmente, a BNCC deverá ainda ser encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para apreciação.
As DCN definem as competências e diretrizes para a Educação Básica. Por isso, embasa a elaboração dos currículos e dos conteúdos mínimos para garantir uma formação comum. O objetivo das Diretrizes Curriculares é assegurar a autonomia da escola e da proposta pedagógica.
3.
Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).
Conteúdo educacional é todo material que visa levar aprendizado e valor ao público e gerar proximidade com a marca. Especialmente em períodos de crise global, como a pandemia do coronavírus, fortalecer a relação com o consumidor é fundamental. Por isso, videoaulas, ebooks, blog posts e webinars têm grande valor.
O conteúdo aborda a relação das crianças com objetos e pessoas como forma de enriquecer o repertório de conhecimento na Educação Infantil. Conviver com outras crianças e adultos de modo a respeitar a diversidade e ampliar o conhecimento de si e do outro é uma das vivências indicadas pela BNCC.
É, portanto, a capacidade de mobilizar recursos, conhecimentos ou vivências para resolver questões da vida real, como pensamento crítico e empatia. Já as habilidades indicam o que aprendemos a fazer e são sempre associadas a verbos de ação, como identificar, classificar, descrever e planejar.
Ao considerar esses direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a Base determina cinco campos de experiências pelos quais as crianças devem aprender: o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e ...
A proposta do campo de experiência “o eu, o outro e nós” Busca-se desenvolver a consciência cidadã, incentivando a criação de vínculos sociais fortes e baseados no respeito. Ao entender-se melhor, a criança se fortalece enquanto indivíduo e estará mais apta, também, a aceitar as diferenças nas relações.
Os campos de experiência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) têm como objetivo o desenvolvimento da criança e a centralização do aprendizado no aluno. A BNCC, em fase de implementação, define as diretrizes para o campo da educação básica brasileira.
Eixos Estruturantes
Conheça a seguir quais são os eixos da Educação Infantil e como trabalhá-los em sala de aula:
A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Em eixos, que devem ser considerados de forma integrada: movimento, identidade e autonomia, conhecimento de mundo, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza/sociedade e matemática. Amplia o olhar sobre a criança, considerando as interações sociais como condições essenciais para o aprendizado.
Quando a BNCC fala especificamente do componente curricular Língua Portuguesa, ela propõe quatro grandes eixos:
Eixo temático é um conjunto de temas que orientam o planejamento de um determinado trabalho, funcionando como um suporte ou guia. Definir o eixo temático significa limitar os conteúdos abrangidos pelo assunto principal, não dando espaço para a digressão, ou seja, para a divagação para outros temas secundários.
Os Eixos Temáticos são o agrupamento de temas que auxiliam na orientação e no planejamento do trabalho, suscitando questões relacionadas à um determinado assunto e o articulando com outros assuntos. Estes Eixos Temáticos não são estanques, pelo contrário, são abertos e estão constantemente em construção.
Os eixos estruturadores se voltam para a organização interna do componente curricular Ensino Religioso, os eixos temáticos situam os conteúdos significativos nos âmbitos das idades e dos anos escolares, facilitando uma ação contextualizada e interdisciplinar.
Os conteúdos são apresentados em quatro eixos temáticos: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade, levando-se em conta conceitos, procedimentos e atitudes que compõem o ensino desses temas no ensino fundamental.