Fotos dos Acordes Acordes maiores: Dó maior (C), Ré maior (D), Mi maior (E), Fá maior (F), Sol maior (G), Lá maior (A) e Si maior (B). Acordes menores: Dó menor (Cm), Ré menor (Dm), Mi menor (Em), Fá menor (Fm), Sol menor (Gm), Lá menor (Am) e Si menor (Bm).
1 – TODO ACORDE é formado por 3 notas + as possíveis alterações. Use sempre a ESCALA MAIOR (Diatônica), mesmo se for montar um acorde menor. O Iº grau será a TÔNICA ou BAIXO do Acorde. O 3º grau define se o acorde é MAIOR ou MENOR.
Basicamente, tudo o que você precisa fazer para tocar cada um desses acordes é pressionar a corda indicada na casa indicada com os dedos certos da sua mão esquerda. Depois você pode usar os dedos da mão direita para dedilhar ou para fazer ritmos (veremos isso adiante) no corpo do violão.
Informação do Acorde Dó nona
Completada em 1824, a sinfonia coral mais conhecida como Nona Sinfonia ou ainda, A Nona, é uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, considerada tanto ícone quanto predecessora da música romântica, e uma das grandes obras-primas de Beethoven.
A sétima maior (7M) tem a distância de 5 tons e meio do 1º grau. A sétima menor (7) tem a distância de 5 tons do 1º grau.
sol – sib – dó – mi Usando a mão esquerda no dó, a cifra para esse acorde é: C7. Mesmo invertendo a mão direita e o sol sendo a primeira nota na mão direita.
Um acorde menor com o sete na cifra, se trata da sétima menor. Por exemplo: no Cm7, a nota a ser acrescentada é o sib, que é a sétima menor na escala. Ou pode pensar que o sétimo grau menor será a nota um tom abaixo do primeiro grau, ou seja, menos um tom da nota dó chegamos no sib.
Síb é a sétima da escala da Dó menor.