O especialista indicado é o cirurgião geral. O tratamento da hérnia inguinal pode ser realizado por videolaparoscopia ou de forma convencional. Tudo será esclarecido durante a consulta.
Caso identifique os sintomas, é importante que o paciente tenha em mente que qual médico cuida da hérnia é o cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo. Ambos são capacitados para prover o diagnóstico e o tratamento da condição.
Compressa fria na virilha por 15 minutos pelo menos 2 vezes por dia, pois ajuda a aliviar a dor; Fisioterapia, que pode ser útil no caso de lesões e distensões, pois permite a reabilitação muscular e ganho de força; Cirurgia, que é recomendada apenas nos casos mais graves.
Nesta cirurgia, o médico cirurgião faz um corte, chamado de incisão, na região da virilha e reintroduz a parte do intestino que está para fora da parte do abdome. Geralmente, o cirurgião reforça o músculo da região da virilha com auxílio de uma tela sintética, para evitar que a hérnia volte no mesmo local.
Quais os riscos da cirurgia de hérnia inguinal ? Os Maiores riscos são de sangramento e infecção do corte. Alguns pacientes referem sensação de formigamento ou amortecimento no local por algumas semanas. A chance da falha de cirurgia (Recidiva da hernia) é menor que 1%.
Na cirurgia com corte no abdômen, há necessidade de anestesia peridural. Após a realização do corte a hérnia é empurrada para dentro da barriga e a parede abdominal é fechada com pontos. Normalmente o médico coloca uma tela na região para evitar que uma nova hérnia apareça no local.
A cirurgia é realizada em centro cirúrgico, com anestesia local ou raquidiana, e pode ser feita com a abertura do abdômen ou por videolaparoscopia, em um procedimento que dura cerca de 1 hora. Assim, os órgãos são empurrados e reintroduzidos no interior do abdômen, e a abertura é fechada com sutura.
A cirurgia de hérnia umbilical, na realidade, é um procedimento relativamente rápido de ser feito e de baixa complexidade. Geralmente, o tempo gasto na operação é de 30 a 60 minutos. Em boa parte dos casos, o paciente pode retornar para casa em um ou dois dias.
O que é uma hérnia incisional É uma hérnia (protuberância de um órgão) que ocorre após um procedimento cirúrgico, na região da cicatriz onde foi realizado o corte da operação.
Como evitar uma hérnia incisional?
Os sintomas de hérnia estrangulada são: