Vacina meningocócica ACWY Quando tomar: a vacina pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade. Iniciando aos 3 meses, há necessidade de uma segunda dose ao 5 meses e reforço aos 5 e 11 anos. Adolescentes e adultos podem tomar a qualquer momento.
Aplicar 2 ou 3 doses no primeiro ano de vida (dependendo da vacina utilizada), e reforços aos 12 meses, 5 e 11 anos de idade. Adolescentes, não vacinados anteriormente: aplicar 2 doses (intervalo de 5 anos). Adultos: dose única.
Para as crianças, a vacinação deve ser iniciada aos 3 meses de idade, com duas doses aos 3 e 5 meses, além de reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Os adolescentes que não receberam a Vacina ACWY devem tomar duas doses com intervalo de cinco anos. Adultos devem tomar dose única.
Efeitos e eventos adversos: Em 10% dos vacinados ocorrem: inchaço, endurecimento, dor e vermelhidão no local da aplicação; perda de apetite; irritabilidade; sonolência; dor de cabeça; febre; calafrios; cansaço; e dor muscular.
O PNI disponibiliza três doses da vacina meningocócica C na infância: aos 3 e 5 meses, e um reforço aos 12 meses, que pode ser aplicado até antes de completar 5 anos. Para adolescentes, uma dose é oferecida entre os 11 e 12 anos (como reforço ou dose única, a depender da situação vacinal).
A vacina não deve em hipótese nenhuma ser injetada por via intravenosa ou subcutânea. Uma dose da vacina meningocócica C (conjugada) é de 0,5mL. A vacina meningocócica C (conjugada) será injetada em um músculo. Normalmente é injetado na coxa para bebês e no braço para crianças mais velhas, adolescentes e adultos.
As reações adversas da vacina acontecem raramente, são leves e de curta duração. Podem ocorrer febre baixa e dor local. A vacina conjugada contra a meningite meningocócica C tem elevada eficácia e confere proteção prolongada, possivelmente por toda a vida.
A vacina contra a meningite B é um das mais reatogênicas. Foi verificado que a febre e reação (dor) no local usualmente duram de 24h a 48h. Normalmente, a febre começa nas primeiras 6 horas após aplicação.
A vacina meningocócica C ajuda a proteger contra o tipo C da doença meningocócica, que pode evoluir para meningite e outras doenças graves causadas pelas bactérias meningocócicas.
A vacina protege contra alguns tipos de bactérias, porém não todos, e também não protege contra as infecções por vírus. Portanto, mesmo vacinada uma criança pode desenvolver meningite por outros agentes menos frequentes.
Somente um profissional qualificado, da área da saúde, deve aplicar este medicamento em você. A vacina meningocócica C (conjugada), na dose de 0,5 mL, deve ser administrada por via intramuscular (no músculo), tomando-se a precaução de evitar a injeção em nervos e vasos sanguíneos, ou próximo aos mesmos.
ADMINISTRAÇÃO: Via Intramuscular; Via Subcutânea. Não aplicar por via intravenosa ou intradérmica.
O que é a vacina Esta é uma vacina constituída por vírus vivos atenuados, que protege contra as gastroenterites causadas pelo rotavírus. Sua aplicação é via oral, em duas doses.
A vacina contra o rotavírus é administrada por via oral, em forma de gota, e pode ser classificada como monovalente, quando só contém um tipo de rotavírus atenuado, ou pentavalente, quando é constituída pelos cinco tipos de rotavírus com baixa atividade.