Mercantilismo
Resposta. Por essa razão, o uso de moedas tornou-se essencial, substituindo o escambo ou troca de mercadorias. Isso possibilitou o aparecimento das primeiras casas bancárias, responsáveis pelas operações de câmbio e empréstimos a juros.
Esse movimento teve como consequência a reaproximação do Ocidente e do Oriente, a retomada do comércio, a reabertura das rotas comerciais, além da troca de cultura entre diversos povos da África e Oriente Médio com a Europa.
Resposta. Resposta: e) Conquistar terras e riquezas que haviam nesses territórios.
Resposta: As Cruzadas não alcançaram nenhum objetivo, pois fracassaram militarmente na tentativa de reconquistar Jerusalém, que estava nas mãos dos turcos muçulmanos, portanto não se pode falar em "objetivos" alcançados.
Como objetivo político das cruzadas tinha-se uma resposta às Invasões Muçulmanas na Europa, principalmente da Península Ibérica. ... Já o objetivo econômico das cruzadas era o de controlar rotas comerciais e manter o acesso às especiarias e riquezas orientais, algo que o controle da região da judeia permitia.
Primeira Cruzada (1096-1099): Papa Urbano II ; Boemundo de Taranto. Segunda Cruzada (1147-1149): Eugénio III e São Bernardo; Luís VII da França e Conrado III. Terceira Cruzada (1189-1192): Papa Gregório VIII. Quarta Cruzada (1202-1204): Papa Inocêncio III.
Em resposta, o Papa Gregório VIII convocou uma nova Cruzada, que ficou famosa pela participação de três importantes reis da Europa: Ricardo Coração de Leão, da Inglaterra; Frederico Barbarossa, do Sacro Império Romano Germânico; e Felipe Augusto, da França.
As cruzadas foram expedições militares organizadas por católicos da Europa Ocidental, com o objetivo inicial de reconquistar para o mundo cristão lugares sagrados, como o Santo Sepulcro, em Jerusalém, na Palestina. A região era local de peregrinação para católicos europeus.
As Cruzadas foram expedições militares, religiosas, políticas e econômicas que rumaram ao Oriente Médio, especificamente à Palestina, com a justificativa de libertar a “Terra Santa”. Foi em 1095 que o Papa Urbano II proclamou a primeira Cruzada.
Resposta. Resposta: Camponês, Lenhador, Ferreiro, Pastor, Carniceiro, Cirieiro, Pergaminheiro, Ourives, Vidreiro, Canteiro, Vendedor, Boticário, Alfaiate e Bancário.