Resposta: a) pois o barraco foi um movimento artistico que teve inicio na italia, no fim do seculo xvi. o periodo foi marcado pela desvalorizaçao de ideias renascentistas e pelas lutas religiosas.
Movimento artístico-cultural que surgiu após o Barroco em 1720. O Rococó foi uma manifestação artística que nasceu na França e chegou aos demais países europeus no século XVIII.
No Brasil, o barroco teve início no século XVI e foi introduzido pelos jesuítas. ... Tem como principal expoente Gregório de Matos que ficou conhecido como “Boca do Inferno”. Isso porque ele escreveu muitas poesias satíricas, onde ironizava diversos aspectos da sociedade.
As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.
Gregório de Matos
Os principais artistas do barroco-rococó no Brasil são:
Podemos citar artistas com grande destaque no Barroco europeu, como: Caravaggio, Velázquez, Van Dyck, Frans Hals, Rembrandt, Rubens, Vermeer, Andrea Pozzo e Bernini.
Antônio Francisco Lisboa
A prosa barroca luso-brasileira é representada, especialmente, pelos sermões do Padre Antônio Vieira.
Principais nomes do Barroco no Brasil O poema épico “Prosopopeia”, de Bento Teixeira (1633-1696) é considerado o marco inicial do Barroco no Brasil em 1601. O artista exalta em suas 94 estrofes o terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Outro destaque da literatura barroca foi Gregório de Matos (1633-1696).
As principais caraterísticas do estilo barroco são:
Dualismo: Uma das principais características é o dualismo. O barroco é marcado por um conflito interior do homem entre diversos assuntos: fé e razão, corpo e alma, vida e morte, entre outras questões existenciais e religiosas.
O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia.
Período literário caracterizado pelos contrastes, oposições e dilemas. O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos. É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus). O homem deste período está entre o céu e a Terra.
Resposta. O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia.
Significado de Barroco substantivo masculino O estilo que, em múltiplas formas de expressão artística, se caracteriza pelo excesso de ornamentos e pela liberdade de formas, opondo-se ao classicismo. ... [Pejorativo] Diz-se do que está repleto de ornamentos desnecessários ou se carateriza por ser excessivamente rebuscado.
O barroco é um estilo artístico de pintura, arquitetura, literatura e música surgidos no final do Renascimento. O estilo barroco foi marcado por manifestar uma enorme ostentação e extravagância. ... O barroco italiano foi a primeira manifestação dessa arte, que se espalhou rapidamente pela Europa.