Todos os dias:
Acenda uma vela branca em cada um dos 3 dias e deixe cada vela arder até ao fim. Deus, vinde em nosso auxílio. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Altar dos anjos – como fazer o seu?
A Quaresma é tempo para rezar - conversar com Deus -, para agradecer, para fazer uma caminhada pessoal de introspeção, que nos ajude a melhorar, a ser pessoas mais verdadeiras e mais generosas com os outros. É tempo de procurarmos ser mais bondosos, dedicando-nos à caridade.
A quaresma na umbanda é um tempo de retiro espiritual. Seus 40 dias refletem a penitência de Jesus no deserto e significa um período de retiro espiritual. A quaresma convida-nos a pensar em nossa existência e refletir sobre os passos para a nossa evolução.
Esse é um período do calendário litúrgico do cristianismo que serve como antecipação e preparação para a Páscoa — a celebração da ressurreição de Jesus e a festa mais popular do cristianismo. A Quaresma funciona mais como uma preparação espiritual e menos como uma preparação física ou material.
Dicas para a Quaresma
Segundo a igreja, eles ficam assim como sinal do mistério de "solidariedade" e união profunda ao mistério da paixão de Jesus.
A resposta para essa questão deve ser encontrada na riquíssima arquitetura litúrgica da Igreja. ... Ao velar o crucifixo, até a Sexta-feira Santa, e as imagens dos santos, até a Vigília Pascal, a Igreja antecipa o luto pela morte de seu Senhor, incutindo nos fiéis uma mortificação à sua visão.
Sábado de Aleluia (em latim: Sabbatum Sanctum), também conhecido como Sábado Santo ou Véspera da Páscoa, é uma festividade religiosa que celebra o aguardo pela ressurreição de Jesus após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.
Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo Padre que preside a cerimónia. O Padre mancha a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o Cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la.
A Quarta-Feira de Cinzas é uma data relevante dentro da tradição católica, acontece 46 dias antes da Páscoa e marca o início da Quaresma, período penitencial. A Quarta-Feira de Cinzas marca a abertura da Quaresma, período de 46 dias que antecede a comemoração da Páscoa.
Para marcar o início do tempo de penitência católica, chamado de Quaresma, a Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia depois do Carnaval. Mas você sabe o que representa essa data? A Quarta-feira de Cinzas representa arrependimento dos pecados.
A quarta-feira de cinzas significa também o começo da quaresma, período chamado assim porque contém 40 dias de devoção, abstinência, oração, caridade, jejum e penitência. É um tempo de resguardo à espera do sábado de Aleluia e do domingo de Páscoa, que simbolizam o renascimento de Jesus, após sua morte na cruz.
A Quaresma é como conhecemos o período de preparação da Páscoa que é marcado por práticas de penitência, como jejuns e obras de caridade. Tradicionalmente, entende-se a Quaresma como um período de 40 dias, mas ela tem atualmente a extensão de 44 dias. Essa prática surgiu no século IV d.C.
Quarta-feira Santa, Grande e Sagrada Quarta-feira ou, tradicionalmente, Quarta-feira de Trevas é a quarta-feira que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus.
Igreja Católica considera a época uma das mais importantes do ano. Segundo frei, período é uma espécie de preparação para a Páscoa. Este período que vai do fim do Carnaval até a Semana Santa, conhecido como Quaresma pelos católicos, representa para os fiéis o preparo espiritual para a Páscoa.
Símbolos da Quaresma. Conheça os símbolos da Quaresma e seu significado: cinzas, deserto, 40 dias, jejum, etc. É o resíduo da combustão pelo fogo das coisas e das pessoas. Este símbolo já se encontra na primeira página da Bíblia quando ela nos conta que “Deus formou o homem com o pó da terra” (Gn 2,7).
Até o século 20, a Quaresma era celebrada pela Igreja Católica entre a Quarta-feira de Cinzas e o Sábado Santo, somando 46 dias. ... Para o bispo, a Páscoa é a principal celebração do calendário católico (e não o Natal, como muitos acreditam), pois celebra a ressurreição do filho de Deus.
Assim, a festa marca os três dias que antecedem a abstinência de carne requerida pela quaresma. ... Por exemplo, a terça-feira do Carnaval ocorre 46 ou 47 dias (se o ano for bissexto, como neste ano) antes do domingo de Páscoa. A Quaresma, marca os 40 dias entre o Carnaval e o domingo de Ramos.
Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.
O último domingo (28) marcou o início da Semana Santa, uma tradição da Igreja Católica que celebra a morte a ressurreição de Jesus Cristo. ... A Semana Santa é a última da Quaresma - período iniciado na quarta-feira de Cinzas, último dia do Carnaval, em que católicos se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa.