A resistência dos resistores pode ser medida no multímetro, movendo o seletor para a seção “Ω”. O multímetro permite medir resistências desde alguns ohms até no máximo 2 mega ohms (2 milhões de ohms). As 5 posições do seletor são suficientes para medir com uma precisão razoável a maior parte dos resistores mais comuns.
Coloque as pontas de prova do multímetro nos respectivos terminais do alto-falante, ponta vermelha no positivo e ponta preta no negativo. Aguarde alguns instantes e verifique no display do multímetro o valor medido. Neste caso foi medido 6.
O ideal para a utilização desse tipo de instrumentos é utilizar uma escala mais próxima possível do resistor a ser medido. Uma escala de 1k (1000 Ohm), por exemplo, é adequada para medir resistências mais próximas desse valor, como 820 Ohm, e menos adequada para resistências de menor valor, como de 80 Ohm.
Toque os terminais do multímetro nas extremidades do componente a ser testado. Assim como feito ao definir a amplitude, toque um terminal em uma extremidade e outro, na outra. Espere até que os números parem de variar e registre o valor exibido. Esta é a resistência de seu componente.
Depois de instalado, o para-raio deve ser checado semestralmente, sendo vistoriado por empresa especializada em medição ôhmica (resistência de aterramento) para verificação das condições gerais do sistema. Através da medição ôhmica, o técnico avalia se a descarga está ocorrendo corretamente.
dois segundos