Resposta. Foi viola a metarregra da progressão porque a porcaria do texto diz exatamente a mesma coisa frase após frase!
No caso apresentado, vale ressaltar que você esqueceu de elencar o texto mas posso te ajudar, pois a metarregra da não contradição é explicada por Charolles, como um elemento produtor de sentido, aquele que contradiz um conteúdo colocado a partir de uma ocorrência anterior, ou seja, ele pode ser deduzível a partir da ...
Metarregra da repetição: um texto coerente deve ter elementos repetidos; Metarregra da progressão: um texto coerente deve apresentar contribuição semântica constantemente renovada; Metarregra da não contradição: em um texto coerente, não se contradiz o que já se disse antes ou o que ficou pressuposto; Metarregra da ...
Metarregra de relação É preciso garantir que o leitor entenda do que está falando o texto através do próprio texto, ou seja, o mundo exterior tem que está presente de forma clara ou subentendida.
Refere-se à repetição de uma mesma palavra como geradora de coerência e, portanto, de coesão (já que Charolles não faz distinção entre os dois conceitos).
DE CHAROLLES Com esse foco, a proposta desta breve pesquisa baseia-se nas quatro meta-regras de coerência textual propostas por Michel Charolles (1978) — repetição, progressão, não-contradição e relação — para analisar textos de alunos do Ensino Médio das escolas públicas.
Refere-se à repetição de uma mesma palavra como geradora de coerência e, portanto, de coesão (já que Charolles não faz distinção entre os dois conceitos).
Metarregra de não contradição “Para que um texto seja coerente é preciso que no seu desenvolvimento não se introduza nenhum elemento semântico que contradiga um conteúdo posto ou pressuposto por uma ocorrência anterior, ou deduzível desta por inferência”.