O óstio faríngeo da tuba auditiva está localizado na parede lateral da nasofaringe a 14 mm da sua parede posterior e a 11 mm da concha nasal inferior (SAUVAGE; VERGNOLLES, 1986).
A tuba abre e fecha à medida que engolimos ou bocejamos, permitindo uma equalização entre a pressão do ouvido externo e do ouvido médio. Uma sensação de pressão pode ser causada no ouvido por este processo de equalização em um avião ou em situações de mudanças de altitude, por exemplo.
A disfunção de tuba auditiva ocorre quando está fechada ou não é capaz de abrir corretamente para que o ar entre no ouvido médio. Dessa forma, a pressão do ar no lado exterior do tímpano acaba sendo maior do que a do ouvido médio.
A orelha média é um espaço no osso temporal preenchido com ar, situado entre a membrana do tímpano e as estruturas da orelha interna. É composta pelos ossículos martelo, bigorna e estribo, denominados dessa forma por sua semelhança conspícua com esses objectos, e pela tuba auditiva ou trompa de Eustáquio.
Ouvido externo – onde está o canal auditivo. Ouvido médio ou cavidade timpânica – onde se encontram o tímpano, a bigorna, o martelo e o estribo. Ouvido interno – onde se concentram o estribo, o nervo auditivo e o caracol (também conhecido por cóclea).
O sistema auditivo é dividido em três partes: o ouvido externo, o médio e o interno. A causa da perda de audição se encontra em uma dessas regiões.
Todos os três estão envolvidos na audição, mas apenas o ouvido interno é responsável pelo equilíbrio. O ouvido externo é formado pelo pavilhão, popularmente chamado de orelha. Essa estrutura serve para canalizar as ondas sonoras e ajudar a direcioná-las em direção ao tímpano.
3- ORELHA MÉDIA Seu papel mais importante é a equalização das impedâncias da orelha média (vibrações aéreas que invadem a membrana timpânica) e da interna (variações de pressão nos compartimentos líquidos da orelha interna).
A orelha serve para proteger o ouvido médio e prevenir danos ao tímpano. A orelha também canaliza as ondas que alcançam o ouvido para o canal e o tímpano no meio do ouvido.
A orelha interna também é responsável por outra função além da audição: o equilíbrio. Em seu interior estão localizadas as estruturas responsáveis pela noção de equilíbrio: os vestíbulos e os três canais semicirculares.
essa é a melhor resposta A função da orelha interna é a manutenção do equilíbrio corporal e geração de descargas elétricas, transmitidas pelo nervo auditivo até o córtex auditivo.
Martelo, Bigorna e Estribo: São os três ossículos da orelha média, eles recebem, amplificam e transmitem a energia mecânica do som para a orelha interna (cóclea).
A orelha interna está na porção petrosa do osso temporal. É formada pelo labirinto ósseo, que envolve o labirinto membranoso. O labirinto ósseo é formado pelo sistema vestibular (canais semicirculares e vestíbulo) e pela cóclea.
A janela oval é uma entrada para a orelha interna, que contém o órgão da audição, a cóclea. Quando o osso estribo move, a janela oval move com ele.
Labirinto é a região da orelha interna ligada à audição, noção de equilíbrio e percepção de posição do corpo. É dividido em duas partes: o labirinto posterior e o anterior. Constituído por um tecido ósseo e outro membranoso, tem formato de 'caracol' e abriga um líquido viscoso (endolinfa) entre as duas camadas.