O problema de pesquisa é uma pergunta que busca aprofundar um tema selecionado através de uma resposta cientificamente válida. Lembre-se, um problema de pesquisa deve ser preciso e delimitado, pois o desenvolvimento da pesquisa será orientado para encontrar respostas empíricas para o problema.
Um problema de pesquisa é definido como uma área de preocupação que requer uma compreensão significativa de um tópico, condição, contradição ou dificuldade específica. ... Um problema de pesquisa significa encontrar respostas a perguntas ou reforçar as descobertas existentes para obter conhecimentos e resolver problemas.
Ao definir um problema de pesquisa, procure ser o mais específico possível e não deixe margem para dúvidas sobre qual questão sua pesquisa vai procurar responder. Lembre-se de não levantar problemas que você não pretende investigar.
Vamos à elas:
Geralmente, com base em análises do conhecimento disponível, o pesquisador acaba “apostando” naquilo que pode surgir como resultado de sua pesquisa. Uma vez formulado o problema, é proposta uma resposta suposta, provável e provisória (hipótese), que seria o que ele acha plausível como solução do problema.
Uma hipótese é uma afirmação que introduz uma questão de pesquisa e propõe um resultado esperado. É parte integrante do método científico que forma a base de experimentos científicos. Portanto, você precisa ser cuidadoso ao construir sua hipótese.
Deve ser simples e concisa; A hipótese não deve entrar em contradição com o seu enunciado; Em sua formulação evite termos subjetivos, como: bom, ruim, muito, pouco, etc. Seja o mais exato possível.
A pesquisa científica se inicia com a colocação de um problema solucionável. O Passo seguinte é oferecer uma solução possível ao problema, por meio de uma proposição que possa ser declarada verdadeira ou falsa. Portanto, a hipótese é a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema.
Hipóteses são suposições, questionamentos sobre determinado assunto. Servem para criar especulações que podem ou não se tornar um fato.
As hipóteses possuem características como: Ter enunciado, ser uma sentença declarativa; Possuir uma relação entre duas ou mais variáveis (parâmetros); Ser testável, passível de (comprovação), por processos de observação e/ou experimentação.
Formulada a partir de uma determinada ambiência teórica e diante de um problema científico a ser resolvido, a hipótese implica a necessidade de demonstração a partir da metodologia e da pesquisa.
Diversas hipóteses buscam explicar como surgiu a vida na Terra e como eram esses primeiros seres vivos. Dentre as que buscam explicar os primeiros seres vivos, podemos citar a hipótese autotrófica. Ela sugere que os primeiros organismos eram autotróficos, ou seja, capazes de sintetizarem o próprio alimento.
O que é uma hipótese do TCC? De forma bem direta, a hipótese da pesquisa, seja ela artigo científico, ensaio, TCC, dissertação ou tese, é uma afirmativa que busca responder ao problema de pesquisa.
Em geral, as hipóteses devem ser elaboradas em parágrafos de três ou quatro linhas. Um para cada hipótese. OBJETIVOS: - Novamente, os objetivos referem-se ao tema e à estrutura.
Eis os cinco passos básicos para a formulação de um problema de pesquisa:
Dicas para elaboração da problemática
A problemática é a colocação de todos os problemas envolvidos como o objeto de estudo no TCC. A questão problema forma-se do problema. Observação: Na problemática pode ter problemas diferentes relacionados ao tema, na questão problema você levantará uma pergunta que só será possível resolver através de pesquisa.
Problematização é como Foucault definiu sua pesquisa: é um jeito de olhar para objetos e situações comuns com um distanciamento necessário para que haja uma desnaturalização, uma desconstrução das noções de verdadeiro/falso, certo/errado, bonito/feio, etc.
Para criar esse tipo de problematização, é necessário enxergar a questão temática como um processo - tem um início, meio e fim. Importante pensar que o problema não se limita à sua própria existência, mas sim vai se ramificando em outros problemas, tem como resultado final (etapa final) o incômodo ao indivíduo.
Apresentação de uma situação-problema: o professor coloca um desafio frente aos alunos, para excitar sua curiosidade, incita-lhes a pensar, a procurar a solução. O problema pode ser apresentado como uma pergunta, como uma afirmação a ser constatada, como um caso de estudo, como um paradoxo, etc.
São características da problematização de um projeto de pesquisa: ... II - apresentar a importância da pesquisa. III - ser objeto de investigação sistemática e objetiva. IV - constituir-se em questão científica.
Estrutura e elementos de um projeto de pesquisa: Elementos textuais, tema, Tema/problema, Hipóteses de pesquisa, Justificativa, Objetivos, Exemplos de Verbos para objetivos, Referencial teórico, Metodologia, Cronograma, recursos.
Entre elas, destacamos: