Para adubação de canteiros, os adubos químicos por serem prejudiciais à saúde e a natureza, portanto devem ser evitados. Recomenda-se o uso apenas de adubos orgânicos como húmus de minhoca, esterco curtido e terra vegetal.
Adubação mineral
A quantidade de adubo a ser aplicado por metro de linha pode ser calculada da seguinte maneira: q = (Q x E)/10. Onde: q = quantidade de adubo em gramas por metro.
Para obter resultados eficientes, sempre verifique as instruções disponíveis no rótulo do produto. O fertilizante NPK é um dos mais usados e reúne três nutrientes primários que já comentamos: nitrogênio, fósforo e potássio. Para usá-lo, basta depositar nas laterais do vaso e realizar uma rega.
A aplicação do adubo orgânico líquido é tão simples quanto a sua produção. Acrescente água em uma proporção de 1 para 10. Ou seja, para cada 1 litro de adubo líquido, use 10 litros de água e assim por diante. Use o líquido sobre o solo onde se encontram as plantas, evitando respingos sobre as folhas e flores.
Num tambor de 200 litros colocam se 50 a 80 kg de esterco de gado fresco, completando o resto com água. Pode ser feito outras receitas como: 40 kg de esterco fresco + 20 a 40 kg de capins picados + água ou então: 50 kg de esterco de gado fresco + farinha de osso + cinzas + água.
Borra de café A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d'água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.
12 alimentos que podem virar adubo