As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos. Ela também contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a evitar infecções da boca e da garganta.
A Cintilografia das Glândulas Salivares serve para avaliar a função e excreção das glândulas salivares (especialmente as glândulas parótidas e submandibulares). Para realizar o exame o paciente é posicionado em um aparelho chamado Câmara de Cintilação.
Diagnóstico. Embora a sensação de boca seca ou olhos secos seja comum, a sensação de boca seca e olhos secos acompanhada de inflamação das articulações, aumento das glândulas salivares, lesões nervosas, certas erupções cutâneas ou problemas renais podem indicar que a pessoa tem síndrome de Sjögren.
Para que serve o Exame Raio-X de Sialografia (por Glândula)? Com o exame de Raio-X de Sialografia (por glândula), estudamos as glândulas salivares observando a presença de tumores e cálculos, obstruções e estreitamentos que acometem os ductos, impedindo a produção normal de saliva.
A maioria dos tumores das glândulas salivares é benigna e acomete as glândulas parótidas. Um tumor em topografia salivar indolor é o sinal mais comum, e é avaliado por biópsia aspirativa por agulha fina.
É verdade, o cálculo salivar ou também denominado sialolito, é uma estrutura calcificada que se desenvolve no interior do sistema ductal salivar. A sialolitíase é a ocorrência de concreções cálcarias nos ductos ou nas glândulas salivares.
2013. A sialolitíase é uma alteração, que acomete as glândulas salivares, representada pela obstrução da glândula ou de seu ducto excretor devido à formação de um sialólito, resultando na diminuição do fluxo salivar. a glândula submandibular é a mais acometida, seguida da glândula parótida e sublingual.
A ecografia apresenta-se como a técnica de diagnóstico ideal numa primeira avaliação, sendo a ressonância magnética o exame de eleição na avaliação e estadiamento da patologia tumoral.
O tratamento consiste desde uma simples estimulação glandular utilizando substância cítrica, massagem (“ordenha”) e hidratação, visando tornar mais fácil a excreção, ou, nos casos de sialolitos de grandes dimensões, a retirada por meio de procedimento cirúrgico.
O prognóstico para a sialolitíase é satisfatório. Na maioria dos casos após a remoção do cálculo a glândula restabelece suas funções normais, a não ser em casos em que ocorreu a exérese da glândula envolvida (GABRIELLI; GABRIELLI; PELEARI, 2008).