Na falta de sinalização, o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) estabelece os seguintes limites: - nas vias urbanas (dentro das cidades): 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais.
II - 'VEÍCULOS PESADOS' correspondendo a ônibus, microônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semi-reboque e suas combinações.
Essencialmente, o caminhão semipesado é uma tipificação de veículo destinado ao transporte de cargas leves e trajetos mais curtos. Também é popularmente conhecido como toco, sendo caracterizado por: ... capacidade máxima de carga: 6 toneladas; comprimento máximo: 14 metros.
Vamos conferir o ranking dos 10 mais emplacados até o momento:
Alguns desses têm bastante popularidade no Brasil e não poderiam ficar de fora.
ACCELO 1016 (Mercedes-Benz) O VUC vencedor foi o Mercedes Accelo 1016.
carroceria para VUC: 7,20 metros de comprimento, 2,2 metros de largura e 3,5 metros de altura; carroceria para Carreta: 18,15 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e 4,4 metros de altura.
Conhecido como VUC, o caminhão 3/4 é o de menor porte e mais indicado para circular em áreas urbanas. Além disso, ele oferece limite de emissão de poluentes que ajudam a preservar o meio ambiente. Suas medidas não podem ultrapassar 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento.
Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece uma altura máxima de 4,4 m para as carrocerias nesses casos. A proposta em análise na Câmara modifica o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.
Medidas internas