Saudação: Oxalá yê, meu pai! ou Exê Babá! – significa: O Sr.
Baba mi motumbá (pai me abençoe).
Vamos falar sobre a Cabocla Jurema e sua importância na Umbanda, sua representatividade. Amada entre todos os Umbandistas, a Cabocla Jurema é considerada a rainha das matas e é muito conhecida por sua beleza. É filha mais velha do caboclo Tupinambá e irmã de Jupira e Jandira.
Cabocla Jurema é uma entidade espiritual divina cultuada em religiões de matrizes africanas, como umbanda e o candomblé de caboclo — nos rituais de ramificações religiosas, como o animismo dos povos indígenas do Brasil, sobretudo no catimbó, onde estão ramificados os rituais de pagelança e no toré.
Antes de tudo, a jurema é uma árvore da caatinga e do agreste que tem sua casca utilizada para a fabricação de uma bebida mágica que concede força, sabedoria e contato com seres do mundo espiritual. É dessa forma que o uso da árvore desencadeia a formulação de uma experiência religiosa com mesmo nome.
É considerado juremeiro, aquele que cultua a jurema sagrada, passando assim por iniciação até ser totalmente pronto dentro da jurema, altura em que ele se chama tombo de jurema. O tombo de jurema tem obrigação para todas as entidades de jurema, os guias, caboclos, mestres, mestras e o povo da rua.
Quem são suas Senhoras Mestras da Jurema Sagrada?...Umbanda Juremá Encantada axé irmãos de fé
Estas seriam sete: Jurema, Vajucá, Junça, Angico, Aroeira, Manacá e Catucá.
Mestre Carlos é caracterizado como um entidade alegre, que gosta de brincar e rir durante as sessões; gosta de bebida, bebe jurema e cachaça. Especialista em casamentos e descobridor de segredos, estando sempre pronto para o bem e o mal. Considerado pelos juremeiros como um mestre curador.
Tradicionalmente é usada pelos indígenas da tribo Xucuru Kariri, sendo a casca do caule usado para fins medicinais e a casca da raiz utilizada para cerimoniais religiosos devido as substâncias psicoativas presentes na raiz.
Na medicina popular, o pó obtido a partir da trituração da casca é muito eficiente no tratamento de queimaduras, acne, problema de pele, pois tem efeito antimicrobiano, analgésico e regenerador de células.
Caso a aroeira seja utilizada para ajudar no tratamento de doenças de pele, basta colocar 20 g de cascas de aroeira em 1 litro de água e deixar ferver por 5 minutos. Depois coar e passar na região a ser tratada.