Relação entre Platão, Sócrates e Aristóteles Platão foi discípulo de Sócrates. ... Aristóteles foi fortemente influenciado por Platão, mas não se manteve na mesma linha de pensamento de seu mestre, tendo modificado e discordado de muitas teorias platônicas.
Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, "fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra" Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles).
Em 387a. C., Platão fundou o que pode ser considerada a primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental, a Academia de Atenas (dedicada à deusa da Sabedoria e da Justiça).
A idéia de Aristóteles quanto às formas boas e más de governo são idênticas à de Platão (monarquia, aristocracia e politia (as boas) e democracia, oligarquia e tirania (as más). ... Essa formulação foi melhor desenvolvida por Políbio, com o nome de governo misto.
A melhor forma de governo, sugere Platão, é a aristocracia. ... Acreditava ele que todas as pessoas, homens e mulheres, deveriam ter a oportunidade de demonstrar sua aptidão enquanto membros da classe dos guardiões (Platão foi o primeiro grande filósofo a sugerir a igualdade básica dos sexos).
A - Platão acredita que o governo deveria se estabelecer de acordo com aquilo que impõe a razão, de modo que o governo será tão mais eficiente e garantirá mais a felicidade geral quanto mais forem sábios os que governam. Defendia, portanto, a "sofocracia", o governo dos sábios.
que toma as melhores soluções; então quem deveria governar a cidade seria o REI FILÓSOFO; pois é o Filósofo quem estuda e fala com a razão.
São os filósofos e, segundo Platão, seu governo justifica-se pelo fato de conhecerem os verdadeiros valores morais, sendo capazes, portante, de administrar a sociedade em favor do bem comum.
Sendo assim, o melhor governante seria um filósofo, pois, sabendo das leis, e detentor da razão, ele poderia governar de maneira justa toda a sua comunidade, de modo que todos fizessem seu trabalho e assim, pudessem viver em uma sociedade ideal.
Com isso, Platão defende a tese de que é imprescindível que sejam os filósofos a governar ou que os reis e soberanos se tornem filósofos, porque somente o filósofo é dotado da quarta virtude, a sabedoria. ... Este é o conhecimento que o filósofo deve desejar e buscar, este é o bem almejado.
Para ele, a educação deveria tornar-se algo público, os mestres deveriam ser escolhidos pela cidade e controlados por magistrados especiais. Platão defendia ainda que a educação deveria ser igual para rapazes e raparigas, mas só até aos seis anos. A partir desta idade teriam mestres e classes diferentes.
A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.
Para Platão a Cidade Ideal é aquela fundamentada no trabalho. Segundo Platão é possível observar que, todas as ações, inclusive o processo de aprendizagem não existe na pura realização, eles servem de exemplo para a necessidade do homem de existir.
Na República, a educação tem primordial importância. Todas as crianças deverão ser tiradas dos pais quando nascerem e criadas comunitariamente até os 18 anos. As mulheres e crianças serão mantidas em comum; os casamentos serão com parceiros escolhidos pelo Estado.
A segunda contestação é baseada no erro do mais forte, ele pode errar fazendo algo achando que será benéfico a ele, porém acabar se prejudicando. Depois de refutado, Trasímaco apresenta uma nova tese que diz, em síntese, que a injustiça compensa e que o injusto é sempre mais feliz que o homem justo.
Para Platão, toda virtude é conhecimento. Ao homem virtuoso, segundo ele, é dado conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira - portanto, a Educação não pode se restringir aos anos de juventude.
A classe dos magistrados, de todas as menos numerosas, está encarregada de fazer as leis e de fazê-las cumprir pela cidade. Porém essa classe, que se caracteriza pelo uso da razão, pode estar dominada pelas outras duas classes, mais numerosas do que ela e dispondo de instrumentos para controlar os magistrados.
Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligível, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.
Classificação. Guerreiros profissionais são pessoas pagas para se engajar em campanhas militares e recaem em uma das categorias abaixo: Soldados: quando lutam em prol do seu próprio estado; Mercenários: quando oferecem seus serviços comercialmente e sem qualquer relação com sua nacionalidade.
O guerreiro faz o que é necessário para defender ou engrandecer seu povo, enquanto que o bruto desnecessariamente luta contra tudo pelo simples fato de lutar ou pela busca por reconhecimento.
Verificado por especialistas Para Platão só haveria um governo justo se esse fosse formado por filósofos (sábios), pois eles teriam a racionalidade e eticidade. ... Por isso muitos supõe que a aversão de Platão à democracia vem do fato de que Sócrates foi condenado à morte por essa forma de governo.
Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.
Calípolis é a cidade ideal que Platão descreve em "A República", onde o governo e os costumes estariam guiados por uma "razão superior".