Berto, Burini (2001) relatam que a anemia megaloblástica ocorre devido à retirada da mucosa gástrica no procedimento de gastrectomia, sendo esta a responsável pela produção do FI e este por sua vez, é responsável pela absorção da vitamina B12, tendo esta deficiência o paciente é sobreposto a um quadro de anemia ...
Anemias Megaloblásticas são anemias causadas por uma série de distúrbios provocados pela síntese comprometida do DNA. A divisão celular é lenta, porém o desenvolvimento citoplasmático progride normalmente, de modo que células megaloblásticas tendem a ser grandes, com uma proporção aumentada de RNA em relação ao DNA.
As complicações pós-operatórias imediatas gerais mais comuns são as respiratórias, incluindo atelectasias pulmonares entre 12 e 20%, pneumonias em cerca de 9%, insuficiência respiratória em média de 3% e tromboembolismo pulmonar de 0,05%.
Em mulheres em idade fértil, a causa mais comum de anemia ferropriva é a perda de ferro no sangue devido à menstruação intensa ou à gravidez. Uma dieta pobre em ferro e vitamina C ou certas doenças intestinais que afetam a forma como o corpo absorve o ferro também podem causar anemia ferropriva.
O estômago é o órgão responsável pela absorção da vitamina B12. Em caso de retirada do mesmo é comum que se desenvolva uma deficiência da mesma no organismo. A falta da vitamina B12 está relacionada a alterações hematológicas, principalmente anemia e alterações neurológicas que podem se tornar graves.
A deficiência de vitamina B12, quando não tratada, pode, além da anemia, levar ao aparecimento de outros sintomas, mais relacionados a movimentação e a sensibilidade do corpo, como dormência e formigamentos de pés ou mãos, dificuldades para caminhar, alterações de humor e problemas com a memória ou dificuldade para ...
Diarreias e disfunções gastrointestinais, falta de apetite, tonturas, dores localizadas, complicações na visão, incontinência, problemas no coração (como ataques cardíacos), baixa imunidade, inflamações no sistema digestivo (da boca até o intestino) são algumas das causas de falta de vitamina B12.
Posologia: Adultos: – Assintomáticos: 1000 mcg de vitamina B12, intramuscular, 1 vez por semana, até que a deficiência seja corrigida (em geral 6 a 8 semanas). Após, para casos com indicação de reposição por toda a vida, 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).
A falta de vitaminas pode levar ao surgimento de várias doenças, sendo que as mais comuns são: Cegueira noturna. Pelagra. Raquitismo.
10 sintomas que a falta de vitaminas causa no seu corpo
Com os fatores de risco, o exame mais específico da vitamina se justifica”, explica Mauro Scharf, médico endocrinologista e diretor médico da Unimed Laboratório. O próprio hemograma, que é solicitado com maior frequência, dá indícios da deficiência.
Para diagnosticar a falta de vitaminas e minerais no organismo, além dos sistemas e do histórico do paciente, existem exames, como o de sangue, que determinam exatamente qual vitamina está faltando.
Onde fazer Check-up Laboratorial Nutrição?
Exames de sangue: quais são os mais comuns?
Normalmente no momento da consulta, o nutricionista realiza um exame físico da paciente (cabelo,pele,unhas,olhos....) seguido de um questionário. Para então solicitar exames.
Hemograma Este é o famoso exame de sangue completo, solicitado para a avaliação da quantidade, do volume e da atividade dos três tipos de células que compõem este tecido: Hemácias ou glóbulos vermelhos: diagnóstico de anemias.