Dentre as áreas de conhecimento, sem dúvida uma das mais importantes para determinação do sucesso de um projeto é o gerenciamento do escopo. Avançar o projeto sem uma boa definição e um bom controle do escopo é um passo largo na direção do seu fracasso.
Quando se fala de Gestão de Projeto, estamos nos referindo a gestão de um empreendimento com início e fim determinados, para se atingir um resultado único. Para isso, temos grupos de processos.
Mas você sabe realmente qual a importância que ela tem? Podemos definir a gestão de qualquer empresa como o reflexo das pessoas que as conduzem. Isso significa que cada negócio tem a cara dos seus empreendedores, em todos os aspectos possíveis — dos valores à cultura organizacional.
Neste artigo, iremos repassar as seis fases nas quais o guia PMBOK decompõe o trabalho de todo o gestor de riscos: planejamento, identificação, análise qualitativa, análise quantitativa, planejamento da resposta e monitoramento.
Q#1 COD#052 Quando um projeto é gerado por uma necessidade de um serviço ou bem para uso próprio, é considerado de origem: a. externa.
O PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), consiste, na verdade, em uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas da gestão de projetos. ... Veja neste post a relevância do PMBOK® para o sucesso de um negócio.
A metodologia PMBOK organiza e fornece conceitos de gestão de projetos, especificamente as consideradas “boas práticas” na área. Dessa forma, ele compila conhecimentos e importantes orientações aos gestores para que executem suas funções, planejem etapas de projetos, gerenciem recursos entre outros pontos.
O que é um projeto, conforme o PMBOK? Em linhas gerais, o guia conceitua um projeto como um esforço temporário, ou seja, finito. Tem, portanto, início e fim bem determinados e empreendidos para se alcançar um objetivo exclusivo, ou seja, um resultado específico que o torna único.
Quais os 5 principais tipos de projetos?
Existem cinco grupos de processos de gestão de projetos: (1) iniciação, (2) planejamento, (3) execução, (4) monitoramento e controle, (5) encerramento. Conheça e entenda melhor cada um deles a seguir.
Mas para um melhor aproveitamento desse processo, a dica é seguir 6 etapas durante a execução do projeto: