‘Luca’, a mais nova animação dos estúdios Pixar, estreia nesta sexta-feira (18) no Disney+. O longa de estreia do diretor Enrico Casarosa leva o público para a Riviera Italiana para contar a história de dois monstros marinhos fascinados pelo mundo dos humanos durante um verão inesquecível.
“É uma cidade pesqueira com redes e barcos – a relação dos moradores com o mar é importante”, continua Bernardi. “E há um encanto artesanal em tudo isso. Exageramos certas características para conseguir esse visual – tanto na forma quanto na cor das coisas”.
E Alberto? Qual é a idade do personagem? Segundo informações publicadas na Wikipedia (não confirmadas), Alberto tem 14 anos. O dado faz sentido, já que o garoto é mais alto que Luca e Giulia.
De acordo com os produtores de Luca, Emma foi escolhida para interpretar Giullia graças à sua personalidade otimista, descontraída e alto astral, que nunca falha em deixar a equipe da produção de bom humor.
‘Luca’ se passa em Portorosso, uma fictícia vila costeira da Riviera Italiana no fim dos anos 1950 e início dos anos 1960. O nome do lugar é uma referência a ‘Porco Rosso: O Último Herói Romântico’ (1992), dirigido por Hayao Miyazaki – um dos ídolos confessos de Casarosa.
Dessa forma, Luca é dublado por Jacob Tremblay, um jovem ator canadense de 14 anos que ficou conhecido por atuar em “O Quarto de Jack“. De acordo com o diretor, o ator canadense foi a escolha perfeita para interpretar o jovem Luca. Isso porque Jacob tem um talento especial para assumir o papel de um jovem tímido e ansioso, que sempre busca agradar os outros.
Uma linda cidade à beira-mar na Riviera italiana, a característica original animada é uma história de recém-idade sobre um jovem rapaz experimentando um verão inesquecível cheio de gelato, macarrão e scooter sem fim. Luca compartilha essas aventuras com seu novo melhor amigo, mas toda a diversão é ameaçada por um segredo profundamente detido: ambos são monstros marinhos de outro mundo abaixo da superfície da água.
“Ercole foi muito divertido de escrever, porque ele é um narcisista”, disse o roteirista Jesse Andrews. “Mas, como a maioria dos narcisistas, ele é incrivelmente inseguro. Ele não quer que ninguém o tire do centro das atenções. Ele é um pequeno peixe que pensa que é um peixe enorme, porque o lago não é muito grande”.
Todas as vozes de fundo de crianças no filme foram gravadas por crianças locais na Itália. Embora a cidade de Portorosso seja totalmente fictícia, o sentimento que ela transmite da Riviera Italiana é familiar – uma referência à Cinque Terre na Ligúria, Itália, disse a supervisora de sets Chris Bernardi. “A própria cidade conta uma história”, diz. “Esses prédios antigos de estuque que foram reformados e renovados. Existe uma pescaria, uma gelatoria e uma foccaciaria. Há um restaurante antigo e um novo. A igreja fica na praça perto do cinema”.
“Amo personagens que são tão confiantes e, ao mesmo tempo, tão errados”, disse o roteirista Mike Jones. “Acho que Alberto tem um senso de imaginação muito profundo e talvez seja tão poderoso que se torna a verdade para ele. Seu conhecimento nem sempre é preciso, mas vem de um lugar honesto”.
Por sua atuação em O Quarto de Jack, o ator canadense venceu o Prêmio Revelação do Critic’s Choice Awards, quando tinha apenas 8 anos.
O Olhar Digital já viu o filme e dissemos o que achamos aqui, mas para entrar no clima da estreia, reunimos algumas curiosidades dos bastidores de ‘Luca’ e informações sobre os personagens da nova aventura dos estúdios Disney. Confira:
Ela vê sua audiência crescer no YouTube, tendo mais de 14 milhões de inscritos em seu canal. Sua conta no Instagram, luluca_oficial, acumula mais de 5 milhões de seguidores.
A atriz tem Luca como seu primeiro projeto importante no cinema. Antes de ingressar no elenco do longa, atriz-mirim já havia dublado alguns personagens de produções infantis da Netflix.
Já o personagem de John Ratzenberger ainda não foi anunciado oficialmente, mas o ator ficou muito conhecido por participar em diversas produções da Pixar, como por exemplo: Monstros S.A. (Abominável Homem das Neves), Toy Story (Porquinho Hamm), Os Incríveis 2 (Homem-Mina), entre muitos outros.
Giulia conhece Luca e Alberto quando os dois se tornam o alvo das brincadeiras e perseguições de Ercole Visconte, o valentão mandachuva da cidade. Depois de defender os garotos, o trio logo faz uma grande amizade, e os dois amigos se juntam para ajudar Giulia a realizar o seu sonho: vencer a corrida da cidade.
Casarosa inspirou-se, em partes, nos filmes italianos dos anos 1950, incluindo ‘A Estrada da Vida (La Strada)’ e ‘A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday)’. Pôsteres criados pela Pixar para ambos aparecem no filme. Outras fontes de inspiração incluem mitos, lendas e tradições italianas – desde contos de dragões até a história de um polvo que toca sinos que salvou uma aldeia de um grupo de piratas.
Quando Luca faz amizade com Alberto, um outro monstro marinho que já explorou a superfície, o garoto finalmente encontra a oportunidade que tanto procurou de explorar a superfície ao lado de um amigo.
De acordo com o diretor, Jack foi escolhido para o papel graças ao seu talento nato de improvisação. Além disso, o jovem ator consegue encarnar perfeitamente o papel de um jovem brincalhão, entusiasmado e, acima de tudo, causador de problemas.