Casar é ter o outro como sua maior prioridade. ... Nenhum casal alcançará o pleno potencial no casamento sem “deixar os pais”. Isso tem implicações práticas na área de tomada de decisões, uma vez que os pais podem ter sugestões sobre muitos aspectos de sua vida.
Não se intrometa nos problemas pessoais dos outros se eles forem irrelevantes à assistência que você pode oferecer. Mostre seu apoio e diga que você quer ajudar, mesmo se não for da forma que o membro da sua família está pedindo. Coloque-se no lugar dele e pense em como seria se você estivesse nessa situação.
É só de comunicar que tem motivos para o seu não e conseguir dizer um não sem ele precisar sair da sua boca. Por exemplo, se um parente pede um dinheiro emprestado ou pede para fazer um empréstimo no seu nome, se você não vai ter dinheiro para pagar esse empréstimo, se ele se enrolar, então, você deveria dizer não.
Vamos dar uma olhada em algumas opções que você pode considerar para ajudar seus familiares em problemas – sem se machucar financeiramente.
Mensagens de textos, e-mails ou qualquer outro meio de comunicação que seja possível ter acesso a conversa, horário da entrega dos valores, o devedor solicitando ou a cobrança desse valor; Vídeo ou gravação do momento da conversa emprestando os valores; e.
5 dicas de como recuperar dinheiro emprestado a parentes e amigos
Caso ele não pague você vai ser acionada judicialmente para pagar a divida. Pode até entrar com uma ação contra ele, pedindo o ressarcimento do que pagou ao consórcio e danos morais.
Mesmo sem contrato escrito, você pode (e deve) cobrar seu devedor e força-lo a pagar a dívida. Ainda hoje, muitas pessoas fazem negócios no famoso “boca-a-boca”. Ou seja, trazem consigo aquela velha tradição do interior, de fazer as negociações confiando “apenas” na palavra da outra parte.