Nota: Importa referir que as palavras fogaréu e fogaracho (que se poderia pensar que se trataria de aumentativos de fogueira) são sinónimas de «fogueira, fogo, lume», apesar de parecerem conter sufixos aumentativos.
narigão
colherão
Bocarra
Significado de Boca substantivo feminino Cavidade anatômica que compõe a parte inicial do tubo digestivo, através da qual é possível ingerir alimentos. [Por Extensão] Parte externa dessa cavidade composta pelos lábios.
A primeira forma de diminutivo que a consulente apresenta está correta. Quanto ao aumentativo de corpo, este pode assumir não só a forma regular corpão mas também outras que se fixaram no uso.
Significado de Rapazinho substantivo masculino Rapaz de pouca idade; rapazola ou menino. [Brasil] Uso Regional.
O grau de substantivo, adjetivo ou advérbio, pode ser definido como um atributo da palavra que confere noções de gradação (quantidade, tamanho ou intensidade) ao objeto a que a palavra se refere.
O grau normal do substantivo indica o tamanho normal de um objeto ou ser. O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser. O grau aumentativo do substantivo indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
Na gramática, flexão ou inflexão é a modificação de uma palavra para expressar diferentes categorias gramaticais, como modo, tempo, voz, aspecto, pessoa, número, gênero e caso. A conjugação é a flexão dos verbos; a declinação é a flexão de substantivos, adjetivos e pronomes.
Numeral é a palavra que quantifica os seres ou indica a posição que ocupam numa determinada ordem. Os numerais cardinais que variam em gênero são um/uma, dois/duas e os que indicam centenas de duzentos/duzentas em diante: trezentos/trezentas; quatrocentos/quatrocentas etc.
Numeral é a palavra que indica quantidade, posição que um elemento ocupa numa determinada série, múltiplo ou fração. ... Cardinal: indica quantidade determinada. Exemplos: um, dois, três, quatro, cinco, seis, etc. Ordinal: indica a ordem ou a posição de um elemento em uma determinada série.
A preposição é um conectivo que liga dois termos da oração, subordinando um termo ao outro. ... A última palavra dessas locuções é sempre uma preposição. Exemplos: por causa de, ao lado de, em virtude de, apesar de, acima de, junto de, a respeito de... As preposições podem combinar-se com outras classes gramaticais.
Quando se fala em gênero das palavras, este termo nos remete aos conhecimentos dos quais dispomos acerca dos fatos linguísticos. Gênero, por sua vez, representa as flexões que se atribuem às classes de palavras, tais como os substantivos, os adjetivos, entre outros, quanto à classificação em feminino ou masculino.
Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.
Em geral, as palavras masculinas ou femininas da língua portuguesa são introduzidas pelo artigo o para masculino e a para feminino. Em alguns casos, uma palavra pode ser reconhecida como masculina pela terminação em -o ou como feminina pela terminação em -a. Exemplos: a escola, o cachorro.
Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Tipos textuais:
Citaremos agora os principais:
São não literários: a notícia, o artigo acadêmico, a ata, relatórios de pesquisa, manuais de instrução, a reportagem, a receita, o e-mail, carta pessoal, comercial, entrevista, carta ao leitor, carta do leitor, entre outros.
Romance. Conto. Poema.
Diferença entre gêneros textuais e gêneros literários Diferente dos gêneros textuais que se encarregam de classificar qualquer tipo de texto, os gêneros literários classificam apenas os textos literários.
A notícia é um gênero textual que tem como objetivo o de INFORMAR fatos do dia a dia, relevantes para a sociedade. Pode-se dizer, então, que a notícia tem a função social de RELATAR, DESCREVER, de forma breve e objetiva, fatos reais, verdadeiros e importantes, que fogem do corriqueiro, da normalidade cotidiana.