Um jogo cooperativo é aquele em que os jogadores não competem uns com os outros, mas têm que trabalhar juntos para atingir um objetivo comum. Desta forma, os participantes perdem ou ganham como um grupo. Esse tipo de jogos envolvem agrupamentos de jogadores que funcionam como um sistema.
Os jogos competitivos podem ser educativos quando trabalhado em suas relações com os valores éticos, o jogo limpo (fair play) e evitando valorização excessiva dos vencedores e dos perdedores. O objetivo é fazer com que seja estimulado não apenas a competitividade, mas em especial o raciocínio e o respeito às regras.
Jogos Cooperativos - São aqueles jogos que as pessoas se ajudam, jogos realizados em grupo. ... Jogos Competitivos - São aqueles jogos que é cada um por si, ou seja tem como objetivo de estimular a competição entre os participantes.
Você viu que apresentamos 6 elementos de cooperação fundamentais para sua rede ou central de negócios. São eles: objetivos comuns, coordenação e agir em bloco, conectividade, coesão do grupo, participação e confiança e comprometimento.
Resposta: Os jogos Cooperativos têm por função de unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros. As pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim o processo como um todo.
Os participantes compreendem-se sempre como parceiros, e nunca como adversários. Isso, estimula a participação de todos e o respeito às diferenças. Por não haver adversários, os jogos cooperativos evitam comportamentos como: enganar, trapacear ou de tirar vantagem do outro para conseguir o seu próprio sucesso.