A moral do conto "Um Apólogo" é que : as profissões são as mais diversas , e sempre tem alguém que acha inferior a função do outro tirando vantagens se valor em sua função. As pessoas precisam perceber que todas as profissões são importantes , mesmo possuindo utilidades distintas.
O apólogo é um sinônimo para fábula, tem os mesmos elementos e estruturas destas. Os elementos da narração são: personagens, tempo, espaço e enredo. Geralmente são seres do mundo animal que povoam o apólogo tendo estes funções dos humanos, o que nos caracteriza a prosopopeia como principal figura de linguagem.
Diferencia-se da fábula por se concentrar em situações reais; já a diferença com relação à parábola se dá porque o apólogo trata de qualquer tipo de lição de vida, e não apenas questões religiosas e lições éticas. ...
Resposta: Porque ela participa de tudo. Explicação: E a agulha quando termina o serviço volta pra caixinha.
Resposta. Apólogo é uma pequena narrativa/conto,que dá vida a seres inanimados e ao final deixa uma mensagem. muitas vezes é confundida como fábula,porém,uma fábula atribui características humanas a animais,e não seres sem vida. exemplos os clássicos apólogos de Esopo e de La Fontaine.
Resposta. resposta: as profissões são as mais diversas , e sempre tem alguém que acha inferior a função do outro tirando vantagens se valor em sua função.
Assim, a lição que o alfinete dá é que a agulha não deveria apenas abrir caminho para os outros serem importantes, ficando de fora depois, mas sim ficar lá, se prender ao que fez.
A agulha representa quem faz o trabalho de preparação do ambiente, de indicação dos caminhos a seguir, de guia dos trabalhos refinados, para que os que o fazem, possam trabalhar da melhor forma possível. O alfinete represente o trabalhador de base, que não tem preocupação com o que vem antes, nem depois.
Resposta. Resposta: Acho que a agulha,pois você pode ter o tecido mais como vai costurar sem a agulha ?! Mais na verdade,os dois são importantes,porque podemos ter a agulha,mais como vamos fazer algo sem a linha ?!
Resposta. Apólogo (por que o texto foi intitulado "Um apólogo"?) Por conter objetos inanimados, que ganham vida e apresentam características semelhantes a dos seres humanos, além da representação de uma lição de moral. ... Personificação (Retire do texto alguns exemplos.)