O PMBOK® utiliza cinco grupos de processos (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento), que são usados para categorizar as operações de gerenciamento de projetos necessárias para administrar uma empresa ou supervisionar um projeto.
Existem nove áreas de conhecimento, são elas: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições. Veremos abaixo o objetivo de cada área e quais são os seus processos.
O processo de Sequenciar as atividades consiste em identificar a sequência que as atividades serão realizadas e faz parte do Gerenciamento do tempo do projeto, um dos processos que compõe o Guia PMBOK, um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos.
O Gerenciamento da integração tem como principal objetivo integrar e consolidar as atividades e os processos das demais áreas de conhecimento. Quando implemento uma metodologia em um escritório de projetos, normalmente, consolido todos esses processos e atividades em um único passo.
O gerenciamento de escopo é responsável por definir as atividades que devem ser realizadas para entregar o produto, serviço ou resultado. ... É válido ressaltar que o escopo do projeto deve englobar apenas o trabalho necessário para que o empreendimento seja concluído com sucesso.
O sequenciamento das atividades de um projeto tem por finalidade identificar e documentar as relações de dependência entre as ações necessárias para concluir cada uma das entregas (deliverables) previstas.
Definição de Termo: Atividade predecessora. Em Gerenciamento de Projetos, é a atividade do cronograma que determina quando a atividade sucessora lógica pode começar ou terminar.
A técnica de PERT (Program Evaluation and Review Technique) leva em consideração três cenários possíveis para determinar o tempo de uma atividade: duração pessimista (P), duração otimista (O) e duração mais provável (MP).
É extremamente importante definirmos o sequenciamento das atividades, identificando os tipos de precedências entre elas. Sendo assim, quando uma atividade sucessora depende do término da atividade predecessora qual é tipo de dependência que existe entre as atividades. Término para Início. Término para Término.
Baseline do projeto, portanto, é a linha de base do projeto, que significa um ponto de partida muito bem definido, ou seja, uma referência composta pelos itens escopo do projeto, cronograma e orçamento.
Estrutura analítica do projeto. São técnicas e ferramentas que ajudam na identificação dos requisitos, exceto: Análise de pareto; Qual a técnica que utiliza para a estimativa de duração de uma atividade de um projeto uma estimativa média, poderando uma duração mais provável, otimista e pessimista?
Qual das alternativas a seguir NÃO é uma fonte de informações sobre restrições e premissas específicas do projeto? Explicação: O gerenciamento do escopo do projeto está dividido em: Planejamento do Escopo, Definição do Escopo, Criação da EAP, Verificação do Escopo e Controle do Escopo.
Logo, podemos concluir que a alternativa que descreve uma característica que não pode ser associada a um projeto é a letra D. Por seu caráter temporário, o projeto não pode conter ações contínuas e repetitivas.
9a Questão (Ref.: 736432) Pontos: 0,5 / 0,5 Como é denominada a base para medição e emissão dos relatórios de desempenho de prazos? Base do gerenciamento de projetos. ... Linha de base de medição.
Entradas
1- Estabeleça relações de predecessoras e sucessoras em todas as atividades
Controlar o cronograma é atualizar o progresso do projeto, monitorar as variações entre o real com o planejado (linha de base) e gerenciar as mudanças ocorridas.
Como controlar o cronograma
Cronograma é uma ferramenta de planejamento e controle de atividades que organiza as tarefas a serem realizadas dentro de um período de tempo para alcançar um objetivo final.
Cronograma de projeto é uma ferramenta de gestão que tem por objetivo organizar atividades, recursos e prazos em único lugar. ... Isso permite maior controle sobre o tempo do projeto, evitando atrasos nas entregas. O cronograma de projeto também pode ser utilizado na comunicação com a equipe e demais stakeholders.