O capitalismo financeiro é um sistema econômico, subtipo do capitalismo, que surgiu no começo do século XX e apresenta como característica principal a subordinação dos meios de produção para a acumulação de dinheiro e obtenção de lucros através do mercado financeiro (ações, produtos financeiros, títulos, derivativos e ...
Os bancos emprestam dinheiro às empresas ou investem diretamente. O sistema bancário torna-se dominante e passa a controlar as demais atividades econômicas. As indústrias, por sua vez, incorporam ou constituem bancos, a fim de ampliar sua capacidade de autofinanciamento.
O Capitalismo Financeiro, que é o estágio do capitalismo no qual vivemos agora, onde o que mais importa é o valor de mercado das empresas e não necessariamente fatores como a produção industrial, se relaciona com o fluxo migratório na medida em que ele favorece a imigração de alguns países para outros.
O Capitalismo Financeiro ou Monopolista corresponde a terceira fase do sistema econômico capitalista que surge em meados do século XX, com a Terceira Revolução Industrial e está presente até os dias atuais.
Pensando nisso, reunimos algumas características de um empreendedor que deseja ter sucesso.