Multiplique a hipotenusa pelo comprimento do telhado. O resultado é a área de superfície da cobertura inclinada. Por exemplo, se a inclinação possui 10 metros de largura e a proteção tem 9 metros de comprimento, a área inclinada é de 90 m² (10 x 9 = 90).
30% é igual a 30/100, ou, 30 dividido por 100. Colocando-se a unidade centímetro (cm), temos: 30% = 30cm/100cm ou seja: a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 30cm na vertical.
Cálculo da quantidade de Ripas As ripas são postas acompanhando a hipotenusa do telhado conforme Figura 07, sendo assim para achar a quantidade de ripas: Qntde. de Ripas = 4,90 m / 0,35 m. Qntde. de Ripas = 14 peças.
Para calcular as telhas você precisa ter em mãos os seguintes fatores:
A quantidade estimada é de 17 telhas por metro quadrado e a inclinação mínima é de 35%.
3. Resolução do Problema
Espaçamento - as tesouras são geralmente projetadas para espaçamento entre elas de 60 cm. Fazendo com que sejam usadas paredes com montantes obedecendo ao mesmo espaçamento, de modo que a cada tesoura corresponda um montante, permitindo melhor transferência da carga para a fundação.
A inclinação dos telhados é medida em porcentagem, então:10% = a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 10cm na vertical. Por exemplo: Se você optar por uma telha colonial, em que a inclinação indicada é de 20% a 25%, seu telhado vai subir até 25cm a cada metro linear.
trigonometria
A construção do telhado tem seu início na tesoura. É ela quem define a inclinação das águas e dá o formato de triângulo na frente de um telhado. Devido sua importância para toda a estrutura do telhado, a tesoura é constituída de 4 partes chave para sustentação e construção do telhado.
O que fazer: Frechal – é o componente do telhado, a viga que se assenta sobre o topo da parede, servindo de apoio à tesoura. Distribui a carga concentrada das tesouras sobre a parede.
Telha é um elemento na construção civil usado na cobertura de casas e outras edificações. É tipicamente feita em cerâmica, mas pode ser produzida em uma grande variedade de materiais, tais como pedra, cimento, amianto, metal, vidro, plástico, madeira, dentre outros.
A tesoura é constituída por duas lâminas, articuladas numa charneira. As lâminas, que podem ou não ser muito afiadas, cortam o material em questão através da acção de forças mecânicas cisalhantes, aplicadas segundo um princípio de alavanca.
Tesoura: viga em treliça plana vertical, formada de barras dispostas de madeira a compor uma rede de triângulos, tornando o sistema estrutural indeslocável. ... São montadas em forma de triângulos interligados e constituem uma cadeia rija, apoiada nas extremidades.
Pelo caminho (em 100 d.C.), os romanos inventavam uma tesoura cruzada, de bronze ou de ferro, com lâminas assimétricas a deslizar uma sobre a outra com ligação no eixo, permitindo cortar cabelo, tecidos, peles e o que mais um homem quisesse, desde que a afiasse frequentemente. Tesouras encontradas na Coreia e na China.
A tesoura é uma máquina simples composta por alavancas duplas, ou seja, em uma tesoura temos duas alavancas simples interfixas conectadas pelo mesmo ponto de apoio.
A alavanca interfixa é quando o ponto apoio (A) está entre a aplicação da força potente (P) e a aplicação da força resistente (R). Exemplos: gangorra, tesoura e alicate.
A cunha é uma maquina de inclinação, que pega uma estrutura e inclina ela, dos dois lados, gerando força para cima, é o principio empregado no saca-rolha, nos abridores de lata e de garrafa.
Dito isso, se trata de uma alavanca simples. Quando você encaixa um abridor na tampa de uma garrafa, você imediatamente vai exercer uma força, para baixo, na outra extremidade do abridor, de modo que a tampa seja levantada a tal ponto que saque da garrafa.