A assistência é de grande importância ao homem do campo, proporciona aos agricultores melhores condições de vida, facilita o acesso as políticas públicas e dá a oportunidade de trabalhar com as novas tecnologias da agricultura.
"O trabalho de extensão rural é fundamental para apoiar e orientar o pequeno agricultor, promover seu desenvolvimento e fazer inclusive com que a juventude veja a importância da atividade agrícola, dando continuidade ao trabalho no campo.
Esse serviço que é levado ao homem do campo por intermédio do extensionista, proporciona aos agricultores melhores condições de vida, acesso as políticas públicas voltadas para o setor primário e a oportunidade de trabalhar com as novas tecnologias da agricultura, que facilitam a atividade do homem no campo.
Extensão Rural completa 50 anos no Amazonas e comemora resultados de tecnologias incentivadas na agricultura familiar. A Extensão Rural, responsável em levar assistência técnica, tecnologias e políticas públicas para famílias rurais que trabalham com as atividades agropecuárias, completa 50 anos no Amazonas.
A primeira fase, chamada “humanismo assistencialista”, prevaleceu desde 1948 até o início da década de 1960, nela os objetivos do extensionista eram o de aumentar a produtividade agrícola e, conseqüentemente, melhorar o bem estar das famílias rurais com aumento da renda e diminuição da mão-de-obra necessária para ...
Ao contrário dos objetivos tradicionais que nortearam a ação extensionista - atuar visando o aumento de produção e da produtivi- dade da agropecuária, para com isso chegar ao aumento da renda e do bem-estar das famílias rurais (CAPORAL; RAMOS, 2006) - o novo papel da extensão rural deve ser: “estimular, animar e apoiar ...
Serviço de extensão rural está presente no campo há mais de 50 anos. ... Iniciado no Brasil em 1948, o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) foi implantado conforme modelo norte-americano, no contexto de alianças dos Estados Unidos com países da América Latina no período após a Segunda Guerra Mundial.
Instituída pelo Governo Federal, a Pnater foi orientada pelo Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), culminando na Lei n. ... Com base em proposta de renovação construída participativamente, estabeleceu-se a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater), lançada em 2004.
2. VISITA • CONTATO • PALESTRA • CURSO • UNIDADE DE OBSERVAÇÃO OU ENSAIO DE CAMPO (U.O.) UNIDADE DEMONSTRATIVA (CULTURA OU CRIAÇÃO DEMONSTRATIVA)(U.D.)
O planejamento em extensão rural consiste na descrição metódica de como deverá ser organizado um conjunto de ações a serem executadas em um dado período de tempo, visando alcançar objetivos determinados, em função de um público pré-definido.
As 6 etapas do Planejamento Rural
Sabendo as estratégias que você pode adotar, alguns pontos são fundamentais para a elaboração e estruturação do projeto....Dicas para estruturar o projeto de consultoria rural
Levar novas tecnologias e habilidades sobre práticas agropecuárias ambiental e doméstica, que visam à melhoria da produção, à geração de emprego e renda e, consequentemente, à melhoria na qualidade de vida do homem do campo é o objetivo da Extensão Rural.
Profissional dedicado que desempenha um importante papel junto às comunidades rurais em todo país. ... Seu trabalho é essencial para o fortalecimento do setor agrícola e consequentemente para a economia nacional, pois leva as novas tecnologias até o agricultor.
“Ser extensionista é desenvolver um trabalho que vai muito além da mera orientação técnica agronômica. Ser extensionista é acreditar no potencial do produtor rural e abertura para ter amizade com a sua família, participar do seu convívio, dividir problemas, angústias e sucessos.
O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater/AL - foi criado através da Lei 7.
Salários de Extensionista