Exemplos: Brasília (Brasil) e Camberra (Austrália). Cidade espontânea: é uma cidade que surgiu sem planejamento prévio; as moradias e centros comerciais vão se formando naturalmente, o crescimento se dá de maneira imprevista e natural, como consequência é comum a formação de ruelas, ruas tortuosas e estreitas.
São chamadas de "cidades espontâneas" aquelas cidades que "nasceram" e foram formando-se no decorrer do tempo sem que houvesse planejamento de urbanização, sem haver nenhum tipo de preparo para que a população e suas necessidades fossem atendidas.
Cidades Naturais são aquelas que emergiram e se desenvolveram sem nenhum tipo de planejamento prévio, ou seja, naturalmente, nessas geralmente as ruas são estreitas dificultando a mobilidade e fluxo de pessoas e pedestres, além de outros inconvenientes.
Exemplos de cidades espontâneas: Belém, Fortaleza, Porto Alegre, Manaus, Rio de Janeiro.
5 cidades que foram planejadas no Brasil
O objetivo era tentar diminuir o problema de circulação de carros e pessoas. O plano inicial de Lúcio Costa era desenhar a cidade com base no formato de uma cruz ortogonal, contudo, a topografia do terreno e as necessidades de circulação fizeram com que o projeto fosse modificado, deixando o eixo transversal curvado.
De acordo com o cartógrafo, o formato da capital foi projetado para lembrar uma borboleta. A confusão incomodava e tirava o sono do arquiteto Lucio Costa, jura Lassance: “O Lucio se irritava copiosamente quando falavam que o Plano tinha formato de avião”.
Brasília não é um município nem um estado. Ela pertence ao Distrito Federal e não possui prefeito. Brasília é uma das 31 regiões administrativas que existem no Distrito Federal, assim como Planaltina, Taguatinga, Gama, Águas Claras, etc.
O atual Distrito Federal foi idealizado por um projeto do então presidente Juscelino Kubitschek de mudança da capital nacional da cidade do Rio de Janeiro para o centro do país.
A especificidade do Distrito Federal como uma unidade da federação diferenciada das demais origina-se do fato de se tratar de uma região cuja urbanização foi planejada para receber a capital do país e que, em decorrência dessa decisão, acabou por se caracterizar pelo predomínio de atividades econômicas ...
Resposta. Porque são atraídas pelo fator política que se concentra na capital brasileira.
O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos. Para administrar o país, existe uma divisão em governos: federal, estadual e municipal. Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil.
Tocantins – Capital: Palmas.