Braquiterapia (Radioterapia interna) A braquiterapia é um tipo de radioterapia interna na qual um material radioativo é inserido dentro ou próximo ao órgão a ser tratado. Para isso são utilizados fontes radioativas específicas, pequenas e de diferentes formas por meio de guias denominadas cateteres ou sondas.
O paciente pode ficar tranquilo porque sua família, amigos e colegas de trabalho não estarão expostos a nenhum tipo de radiação”, ensina Ferrigno. O medo de queimaduras e lesões de pele nem sempre tem razão de ser e é outro estigma que costuma acompanhar o paciente e traz dúvidas até mesmo entre profissionais da saúde.
Vantagens e desvantagens da radioterapia
Como tratar radiodermite? O método terapêutico escolhido também varia dependendo da intensidade dos sintomas. O tratamento pode ser feito com corticoides tópicos e/ou sistêmicos, antibióticos, oxigenação hiperbárica e, no caso de necrose, enxerto de pele.
A linha de cuidados para radioterapia inclui o Washcare, uma espuma de limpeza para substituir o sabonete (que é altamente agressivo à pele do paciente oncológico), o Moistcare, um hidratante para o corpo todo com todos os benefícios citados acima e sem nenhum componente agressivo, o Extremecare, um ultra-hidratante ...
Radiodermite é o nome dado às alterações da pele provocadas pela radioterapia. Ela pode ser pouco perceptível ou chegar ao limite de uma queimadura complexa.
A Iodoterapia consiste em um procedimento que utiliza a forma radioativa do Iodo-13, elemento radioativo que é um isótopo do Iodo, habitualmente encontrado na nossa dieta diária (sal de cozinha).
O iodo radioativo é um medicamento à base de iodo que emite radiação, utilizado principalmente para o tratamento chamado Iodoterapia, indicado em certos casos de hipertireoidismo ou câncer da tireóide.