O CAPS constitui-se como um serviço territorial e público, propiciando cuidados em saúde mental para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e/ou com sofrimento/ necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas (CAPS AD).
Os CAPS nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituídos por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e às ...
Ele é gratuito e simples de conseguir: basta ir até uma unidade de saúde com o seu RG ou outro documento de identificação com foto. Após preencher um cadastro, sua carteirinha estará impressa e você já poderá ser atendido.
Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).
Ao começar o tratamento em um CAPS, a pessoa com depressão, em geral, irá passar por:
1 médico psiquiatra ou médico com formação em saúde mental. 3 profissionais de nível superior de outras categorias profissionais: Psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.
Abaixo alguns pontos que podem ser esclarecedores quando procurar um psicólogo:
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento psicológico de forma gratuita nos chamados CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Estes centros são compostos não apenas por Psicólogos, mas também por Psiquiatras, Enfermeiros, Assistentes Sociais e Terapeutas.
O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é uma ferramenta ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em que se encontram atendimentos psicológicos totalmente gratuitos. Nesse Centro você vai ver que os tratamentos podem ser específicos para a sua necessidade, sendo adolescente ou adultos entre outras situações.