A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental. ... Historicamente voltada para o ambiente escolar, a EDUCAÇÃO FÍSICA tem hoje um papel muito mais diversificado.
No início do século XX, a Educação Física passou por um período de grande evolução, com o surgimento de novas teorias e práticas. Foi nessa época que surgiram os primeiros estudos sobre a fisiologia do exercício, o que permitiu um melhor entendimento dos efeitos da atividade física no corpo humano.
No início do século XX foram criadas diversas escolas militares com foco na Educação Física. O país se inspirou nos métodos de ensino das escolas alemã, sueca e francesa (Higienismo e Militarismo). Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil investiu abruptamente neste ensino usando o modelo esportivista.
Dewey defendeu essa mudança porque a educação física era percebida como uma maneira de os alunos atingirem algumas das metas sociais da época. Ele defendia que o esporte é um meio progressivo de educação.
A Grécia Antiga tinha o homem no centro de seu pensamento, perceptível pela forma humana dos seus deuses, pela preocupação com a perfeição humana e ideal de beleza também na escultura e na pintura (SILVA, 2010).
Com a Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, houve uma mudança significativa na forma como as pessoas viviam e trabalhavam. Com a chegada das máquinas e a diminuição das atividades físicas no trabalho, surgiu a necessidade de se pensar em novas formas de manter o corpo saudável.
A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A transmissão da cultura grega se dava também, através das inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões).
No Brasil, a Educação Física teve um papel fundamental na saúde pública, especialmente a partir da década de 1940, quando surgiram as primeiras políticas públicas voltadas para a promoção da saúde.
Os homens pré-históricos realizavam a atividade muscular por meio de exercícios utilitários, essenciais à vida, como: a caça, a pesca e o uso de ferramentas e armas rudimentares, os mesmos exercícios que ainda hoje são praticados, embora sistematizados e com técnicas e táticas próprias.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Educação na Grécia Antiga foi amplamente "democratizada" no século V aC, influenciada pelos sofistas, Platão e Isócrates. Mais tarde, no período helenístico, a educação em um ginásio foi considerada essencial para a participação na cultura grega.
Os gregos acreditavam muito na ginástica (ou educação física), como instrumento para desenvolver o ser humano. O equilíbrio entre o físico, o mental e o espiritual foi reconhecido pelos gregos. Os gregos atenienses enfatizavam a ginástica como meio de desenvolver força, aptidão física e beleza.
Hoje, a educação física é uma disciplina presentes em escolas primárias e secundárias. A maior parte do ensino ocorre dentro de ginásios ou de instalações construídas especificamente para atividades de educação física, embora os esportes ao ar livre também sejam enfatizados.
Alguns de seus métodos, como a trave de equilíbrio e barras paralelas, servem como equipamentos fundamentais para a ginástica. Na verdade, ele criou o primeiro clube de ginástica para jovens e adultos.
Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais e da música. “Na música a simplicidade torna a alma sábia na ginástica dá saúde ao corpo” Sócrates.
Resposta. O estabelecimento da educação física, no Japão, deve-se à influência chinesa e à introdução do budismo: No período feudal: adoção da ginástica médica, sob o aspeto da massagem, que fez característica no país. ... Na época feudal japonesa (época dos Samurais), o Jiu-Jitsu constituía um método de educação física.
A Educação Física surgiu diante da necessidade que os gregos sentiram de desenvolvimento físico. Na Antiga Grécia, os homens mais evoluídos buscavam pelo desenvolvimento físico e moral.
Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental.
Resposta. Foram quatro principais escolas: A Escola Alemã, A Escola Sueca, A Escola Francesa e a Escola Inglesa no Movimento Ginástico Europeu.
Divisões Ginástica Militar Tinha como base o trabalho educativo e acrescentava exercíciosmilitares como: Tiro ; Esgrima ; Lançamentos; Ginástica Médica Apoiada nos movimentos pedagógicos e visava eliminareliminar vícios oudefeitos posturais e prevenir certas enfermidades. ...