Os Isquiotibiais são um grupo de músculos localizados na parte posterior da coxa com papel fundamental para a realização do deslocamento para frente e para trás. Esses músculos são responsáveis pelo movimento de extensão do quadril e, principalmente, flexão do joelho.
O trapézio estabiliza e segura a lâmina escapular no tórax e realiza numerosas tarefas. Ele move a lâmina escapular medialmente e a roda externamente. Adicionalmente, a porção descendente causa elevação da escápula (omoplata) enquanto a porção ascendente abaixa tal osso.
O músculo semimembranoso é um dos quatro músculos do compartimento posterior da coxa que são responsáveis pela extensão do quadril. Os outros três músculos que pertencem ao grupo extensor do quadril são o semitendinoso, o bíceps femoral e o glúteo máximo.
Músculo da coxa que se insere, em cima, na face posterior do ísquion e, em baixo, na extremidade superior e interna da tíbia. É inervado pelo nervo tibial e é flexor e rotador interno da perna e extensor da coxa.
O gastrocnêmio é um grande músculo localizado na região posterior da perna.
É o músculo mais longo do corpo, cruzando obliquamente a coxa de lateral para medial enquanto desce até ao joelho. Este músculo pertence ao grupo dos músculos do compartimento anterior da coxa que engloba os músculos extensores da perna, o quais são simultaneamente responsáveis pela flexão da coxa.
O bíceps femoral é o músculo mais forte do “jarrete” e suas funções são: estender o quadril, além de flexionar e realizar a rotação externa do joelho1,3.
O músculo grácil é um músculo longo e fino localizado compartimento medial (adutor) da coxa. Ele faz parte do grupo de músculos adutores, juntamente com os músculos adutor longo, adutor curto, adutor magno e pectíneo. O grácil é o mais superficial dos adutores do quadril, recobrindo os outros quatro.
O músculo semitendíneo ou semitendinoso é um músculo da coxa. É visualizado de forma póstero-superior na região medial da coxa. Se insere na tíbia e forma a "pata de ganso" junto com o músculo sartório e o grácil.
Músculo tricípite sural. O músculo tríceps (tricípite) sural é um músculo de três cabeças localizado na região dorsal da perna. Suas cabeças e corpo determinam a superfície anatômica da panturrilha. Sua inserção, o tendão de Aquiles, é facilmente visível e palpável no calcanhar.
Aprenda alguns exercícios e atividades para engrossar coxas
Com a barra nas costas, colocar um pé a frente do outro de forma que os dois estejam paralelos entre si. Começar o movimento flexionando os joelhos até chegarem ao ângulo de mais ou menos 90 graus, para depois estendê-lo e retornar a posição inicial, sempre alternando entre uma série e outra a posição dos pés.
Exercícios em casa: cinco opções simples para fortalecer coxas, panturrilhas, glúteos e abdômen
Melhores exercícios para aumentar glúteos e coxas rápido
O iniciante começa a ter resultados, em média, a partir do 3º ao 6º mês de treinos, mas isso não quer dizer que já terá a perna “torneada” com um semestre de exercícios. Para acelerar a mudança, é preciso mexer na intensidade e no volume do treino.
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.
Destacamos alguns dos melhores exercícios para definir glúteos e pernas: