Resposta. Griot é como são chamados, em alguns povos da África, os contadores de histórias. Possuem uma função especial que é a de narrar as tradições e os acontecimentos de um povo.
Os griots (nome dado ao grupo social dos iorubás que transmitia a tradição oral destes povos) constituem uma memória cultural, guardada inicialmente pela via oral, e que inclui elementos mitológicos, éticos e religiosos dos povos aos quais pertencem.
É uma figura semelhante ao repentista no Brasil, com a diferença de que constituem uma casta (costumam casar-se somente com outros griots ou griottes, seu equivalente feminino), assumindo uma posição social de destaque em seu meio, pois este é considerado mais que um simples artista.
Dessa forma, os griots dividiam-se entre músicos e contadores de histórias. ... Assim, os griots ensinavam sobre as plantas, tradições e arte, além de oferecerem aconselhamento aos membros das famílias reais. E, no caso dos domas, também eram responsáveis pelos eventos e reuniões do povo, organizando os preparativos.
Os Griots eram contadores de histórias africanos, da região de Senegal, Gâmbia e Mali que tiveram um importante papel na evolução e manutenção da cultura e tradição de todo o continente, justamente por meio de sua palavra. Eles viajavam pelas aldeias, contando e cantando a história ancestral dos povos visitados.
Os Grios, transmitem o conhecimento ao meio social, através da contação de histórias orais, o saber e o fazer da tradição cultural, pois são sábios da oralidade e fazem parte de um universo cultural onde o livro não tem papel social prioritário, e guardam a história e as ciências das comunidades, das regiões e do país ...
O movimento griô transmite ensinamentos, de geração em geração, por meio da oralidade. ;A tradição faz de nós aquilo que somos;. ... O griô se baseia na tradição oral para a transmissão de vivências e saberes culturais de uma comunidade.
Resposta. Os griôs eles aprendem a arte de narrar ainda muito jovens e passam a vida toda memorizando e divulgando as histórias de seus antepassados.
Resposta. Resposta: 1- Que tipo de histórias ele contaria para você e para sua comunidade? Eu contaria histórias passadas, antigas, dos meus antepassados, com gestos.
Podemos apontar que os Griôs são as pessoas que na África eram responsáveis por contar histórias, transmitir conhecimentos e tradições culturais para os demais, sendo que é imensa a sua importância para a construção histórica e cultural dos malineses.
Resposta. Muito do que sabemos sobre o Reino de Mali se deve aos griots, que eram os contadores de histórias. Eles percorriam as savanas transmitindo ao povo os acontecimentos de sua história.
Resposta: é transmitido pela interferência da transmissão.
Dentro da oralidade das culturas africanas, surge um termo o griô que em linhas gerais é o contador de histórias. Um griô exerce um papel social importante para a preservação da memória e das tradições de determinada sociedade.
as características deles eram saber contar, de boca em boca, e por meio de tradições a cultura, povos, as línguas e os mitos e lendas presentes na cultura de determinada população.
Resposta. Muito do que sabemos sobre o Reino de Mali se deve aos griots, que eram os contadores de histórias. Eles percorriam as savanas transmitindo ao povo os acontecimentos de sua história.
Com os velhos é que se pode promover a continuidade da cultura e da educação da gente adulta do presente e dos pósteros, das gerações futuras, pois permitem, em sua experiência, reviver o que já passou, como as histórias e tradições de um tempo ido, mas que permanecem, de alguma maneira, nos rastros de suas lembranças ...