A projeção dessas conchas dentro da cavidade nasal produz quatro passagens para o ar, chamadas meatos. O meato dorsal leva ao fundo da cavidade do nariz e leva o ar ao contato da mucosa olfatória. O meato médio se liga ao sistema de seios paranasais. O meato ventral leva o ar até a faringe.
As conchas delimitam três espaços, chamados meatos nasais. O primeiro é o meato superior fica entre a concha superior e média. O segundo é o meato médio fica entre a concha média e inferior e o terceiro é o meato inferior que fica abaixo da concha inferior.
[ Anatomia ] Orifício externo de um canal. [ Anatomia ] O mesmo que meato urinário. [ Anatomia ] Orifício externo da uretra.
As narinas são separadas pelo septo nasal, e são limitadas lateralmente pelas aletas nasais (asas da narina), que são os processos laterais do septo. O nariz externo é constituído em componentes ósseos e cartilaginosos. A parte óssea dá a forma da raiz nasal, formada pelos ossos nasal, maxilar e frontal.
Vascularização da cavidade nasal As artérias etmoidal anterior, etmoidal superior e esfenopalatina dividem-se em ramos lateral e medial. A artéria palatina maior chega ao septo via canal incisivo através da região anterior do palato duro.
As fossas nasais têm a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões, tornando-o mais propício para o seu devido processamento. São revestidas internamente pela mucosa nasal, que possui um grande número de vasos sanguíneos.
Fossas nasais, Funções : filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões. São revestidas internamente pela mucosa nasal, que possui um grande número de vasos sanguíneos. As fossas nasais também ajudam a prevalecer a respiração.
Portanto, a faringe é um órgão que conecta as cavidades nasal e oral com o esôfago e a laringe. Por isso, através dela passam comida, bebida e ar e, através de complexos mecanismos, se separam e seguem seus caminhos naturais.