A rainha consegue manter a ordem social na colmeia através da liberação de feromônios. Essas substâncias têm função atrativa e servem para informar aos membros da colmeia que existe uma rainha presente e em atividade; inibem a produção de outras rainhas; a enxameação e a postura de ovos pelas operárias.
Na maioria dos casos, a dor e o inchaço desaparecem em no máximo um ou dois dias. Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços que podem chegar a 10 cm de diâmetro e demoram até 10 dias para desaparecer.
Portanto o veneno da abelha ocasiona três efeitos específicos no organismo humano: neurotóxico, atuando sobre o sistema nervoso; hemorrágico, pelo aumento da permeabilidade dos capilares sangüíneos e hemolítico, pela destruição dos glóbulos vermelhos.
Os sinais e sintomas que indicam uma reação alérgica exagerada à ferroada de uma abelha, ou vespa, são:
O mais comum é ocasionar uma infecção local com formação de pus como forma de defesa e expulsão do fragmento do ferrão não retirado.
Após uma picada de abelha, o ferrão deve ser removido o mais rapidamente possível. Em muitos casos, a abelha também deixa a bolsa de veneno na picada, que continua a bombear veneno enquanto estiver intacta. Então, quanto antes remover o ferrão, mais rápido você interrompe o fluxo de toxinas.
É muito importante retirar o ferrão, pois enquanto ele está na pele, continua liberando substâncias tóxicas e causando dor e ardência. Não use pinça, pois pode “quebrar” o ferrão com parte dele dentro do corpo. O ideal é fazer algo como uma raspagem, com um cartão ou mesmo com a unha.
Em caso de picada de abelha deve-se retirar o ferrão da abelha com uma pinça ou agulha, com muito cuidado para o veneno não se espalhar, e lavar a área com água e sabão.
Pomadas para picada de inseto
O veneno da abelha, também é chamado de apitoxina, ele é produzido por glândulas existentes no abdômem e introduzido no corpo das vítimas através do canal existente no ferrão, provocando reações que variam de intensidade de acordo com a sensibilidade de cada pessoa, podendo levar até a morte.
Apitoxina é o veneno encontrado nos ferrões das abelhas do gênero Apis que tem como função afastar predadores dos mais variados tipos, protegendo assim a colônia.
Muito agressivas, as abelhas africanas (Apis Mellifera Scutellata-africanas), tristemente célebres, procedente de um cruzamento com uma raça importada da África, em 1956, colonizou, desde então, todo o Continente Norte e Sul Americano, onde causou grande número de mortes.
Uma pessoa normal pode seguramente tolerar 10 picadas por quilo de peso corporal. Isso significa que um adulto poderia suportar mais de 1.
Aqui você vai encontrar informações sobre as seguintes abelhas sem ferrão:
As picadas de abelha podem trazer consequências graves à saúde, principalmente se a pessoa atingida for alérgica ao veneno do inseto. Neste caso, a reação pode até mesmo levar à morte. “Uma picada apenas, dependendo, pode desencadear choque anafilático em pessoas hipersensíveis.
Uma reação normal à ferroada de abelha, vespa ou marimbondo inclui coceira, vermelhidão e inchaço no local da picada. A maioria das pessoas melhora em algumas horas ou dias, mas as alérgicas ao inseto que as ferroou podem apresentar reações mais graves.
A composição do veneno do marimbondo é pouco conhecida pois não existem muitos estudos a respeito. Ao contrário das abelhas, esses artrópodes não deixam o ferrão no local da picada. Por serem maiores e fisicamente mais assustadores aparentam ser mais venenosos que as abelhas, o que não é verdade.
Confira: — Abaixar-se, enquanto ainda não foi picado. — Correr para um local em que é possível se abrigar; — Fugir para locais onde há água: uma mangueira, um rio, uma piscina.
Existem orientações para quem leva picada de abelha. "Logo após o acidente, deve-se retirar o ferrão e lavar o local com água e sabão. Uso de gelo nos locais das picadas também alivia a dor", diz, citando que retirar o ferrão não é tão simples e exige cuidados.
Use uma compressa fria, que pode ser gelo embrulhado num pano ou uma flanela fria. Para aliviar a dor utilize analgésicos, somente após orientação média. Antes de ingerir qualquer medicamento, consulte seu médico. Tomar anti-histamínicos pode ajudar a reduzir qualquer pequeno inchaço localizado em redor da picada.
Para aliviar os sintomas, o que se deve fazer é:
Parte das pessoas que são picadas podem ter essa reação mais aguda, no qual a saliva do borrachudo anestesia o local da picada e impede que o sangue coagule enquanto é sugado. Em seguida, vêm a vermelhidão, a coceira e o inchaço.
Um excelente remédio caseiro para picada de borrachudo é passar uma mistura de óleo de amêndoa doce com cravo-da-índia e camomila na pele, pois atuam amenizando os sintomas que podem acontecer devido à picada, além de ser capaz de evitar a picada do mosquito.