Diretamente sobre as cabeças das estacas a serem cravadas é colocado o coxim de madeira, posicionado no interior do capacete. Sua função é a absorver as tensões que estariam sendo transferidas diretamente a cabeça das estacas.
A nega é o comprimento médio, pré-fixado em projeto, obtido dos 10 últimos golpes do pilão durante o processo de cravação de uma estaca. O repique é a parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe de pilão.
2.
Coloque-o no centro do buraco, usando um nível para guiá-lo até uma posição vertical. Para manter o pilar no lugar, ponha duas estacas no solo, perto de dois lados adjacentes dele. Pregue ou aparafuse pedaços de madeira entre as estacas e o pilar.
Utilize uma linha de prumo ou nível para alinhar o mourão. Concrete o buraco para dar firmeza ao mourão. Para manter o mourão na posição desejada, enquanto o concreto seca, você pode utilizar escoras. Assim que inserir a escora, insira o segundo mourão e termine de fixá-lo com concreto ou socando a terra.
Prenda um pedaço de corda resistente a uma série de pregos no poste. Isso pode ser feito envolvendo a corda em torno e sob cada prego em sucessão. Para concluir, amarre a corda firmemente em torno do corpo do poste. Crie uma alavanca para ajudar a extrair o poste.
Como fixar a coluna do pergolado no solo? A forma mais segura de fazer a fixação das colunas do pergolado de madeira é chumbando no solo em um buraco com, no mínimo, 50 cm de profundidade. Depois é preciso fazer a sapata, colocando a coluna neste buraco e preenchendo em volta com concreto.
Segure a madeira na parede e marque os buracos com 45 a 60 cm de distância. Cada buraco deve ficar posicionado em cima das dobradiças da argamassa, nunca nos tijolos. Coloque a madeira na bancada de trabalho e fure essas marcações com uma broca um pouco menor do que o diâmetro dos pregos.
Passo a passo:
Se for para dar o acabamento com alvenaria, coloque pequenas grapas na viga de madeira e depois cubra com uma argamassa; se esta já estiver ancorada, poliuretano. a melhor junção de madeira e alvenaria e a utilização de poliuretano trabalho simples de se fazer.
Como fixar madeiras com parafuso corretamente
Passe uma linha de cola em baixo da madeira que será colada no concreto. Evite passar a cola a 12 mm da borda, para não vazar. Se a peça for muito larga, aplique o adesivo em várias linhas, distando 25 mm, por baixo dela, até chegar a 12 mm da beirada.
Fure o contrapiso com broca de vídea (paraconcreto) em quatro pontos, insira as buchas e faça os furos correspondentes na madeira. “Aplique cola PU na superfície, apoie a tábua e parafuse. As cabeças dos parafusos devem ficar pelo menos 1 cm rebaixadas”, recomenda o arquiteto.
Ipê
mármore
O mármore e granito são pedras naturais bastante utilizadas no revestimento de diversos tipos de projeto. Na escada, os materiais também podem ser utilizados, já que são resistentes e garantem um bom acabamento estético, além de combinarem com diferentes estilos.
Outra opção é o porcelanato que imita madeira. Muitas vezes o material tem custo menor que a própria madeira e a manutenção é bem mais simples. O que substitui o uso da madeira nas escadas internas. Misturar o porcelanato do revestimento com vidro e inox também são boas escolhas.
Pedras nobres, como mármore e granito, são comumente usadas neste tipo de revestimento, assim como os pisos de porcelanato. Porém, ambas as opções acabam deixando o ambiente muito frio. Além do choque térmico, a casa fica sem aquela sensação de conforto e a escada ainda pode se tornar escorregadia.